Exportação de cachaça

Páginas: 2 (400 palavras) Publicado: 23 de agosto de 2012
Cachaça Industrial
- Cana-de-açúcar: Grandes culturas, utilização de agroquímicos, colheita mecanizada e uso esporádico de queima da palhada. 
- Fermentação: Adicionada de produtos quimicamentesintetizados.

A história da cachaça se confunde com a própria história do Brasil. Foi a primeira bebida destilada na América Latina, descoberta entre os anos 1534 e 1549, durante o processo deprodução do açúcar. Ali surgia a aguardente de cana genuinamente brasileira, denominada cachaça.

Hoje, é a terceira no mundo, com cerca de 5 mil marcas, 30 mil produtores no Brasil e volume anual em tornode 1,3 bilhão de litros. Para organizar e resgatar o valor histórico e cultural da categoria, a ABRABE criou, em 1997, o Programa Brasileiro de Desenvolvimento da Cachaça, o PBDAC. Com isso, a entidadeconcentra esforços para criar condições de inserir a cachaça no mercado internacional e disputar o seu espaço com destilados tradicionais consagrados mundialmente pelos consumidores mais exigentes. Esse trabalho começou a ser alavancado pela ABRABE/PBDAC em parceria com a APEX Brasil, Agência de Promoções de Exportadores do Brasil, ligada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e ComércioExterior. O projeto visa organizar o setor aguardenteiro, e mostrar aos produtores a necessidade de práticas de controle de qualidade, capacitação e adequação do produto para os mercados locais einternacionais. Além disso, mudar a imagem da cachaça dentro do Brasil e divulgar a bebida no mercado internacional. 

As exportações de Cachaça, hoje em torno de 15 milhões de litros e um crescimentomédio de 10% ao ano, devem fechar a década supergerando o volume previsto de 42 milhões de litros, número ainda pequeno se comparado à produção, mas com enorme potencial a ser explorado,considerando-se as tendências e o já comprovado sucesso da bebida no mundo.

A mais brasileira de todas as bebidas, cuja primeira fabricação data oficialmente de 1536, tem apresentado crescimento no mercado...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • exportação de cachaça
  • Exportação de cachaça
  • Exportação Cachaça
  • Exportação da cachaça
  • Exportação da cachaça
  • Exportação de cachaça
  • Exportação de cachaça
  • Exportação da cachaça

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!