Exportação da cachaça

Páginas: 39 (9618 palavras) Publicado: 30 de agosto de 2012
 
Sumário:


1. Introdução
1.1 Origem da cachaça
2. Cana-de-açúcar
3. História da cachaça
4. Etapas para a produção da cachaça de Minas Gerais
4.1 Produção Agrícola
4.2 Produção Industrial
4.3 Detalhamento dos fatores de produção da cachaça artesanal
5. Tipos de cachaça
6. Exportação
6.1 Razões para Exportar
6.2 Barreiras
6.3 CertificaçõesInternacionais
6.4 Fatores a serem observados antes de Exportar
7. Feiras Internacionais
8. Identificação de Mercado
9. Processos da Exportação, 19
10. Siscomex
11. Registro de Exportação(RE)
12. Registro Simplificado de Exportação (RES)
13. Registro de Operação de Crédito (RC)
14. Registro de Venda (RV)
15. Despacho Aduaneiro
16. Tributação
17.Financiamentos
18. Modalidades de Pagamento
19. Nomenclatura Comum do Sul (NCM)
20. Regimes Aduaneiros
21. Documentos de Exportação
22. Contrato de Câmbio
 



Introdução:


A cachaça é a aguardente de alto teor alcoólico, que provém da fermentação e destilação do caldo da cana-de-açúcar. É uma bebida tipicamente brasileira e é a terceira bebida destilada mais vendida nomundo, sendo que a produção brasileira anual é de 1,3 bilhão de litros. O consumo per capita no país é de 11 litros. É a segunda bebida preferida pelos brasileiros, só perdendo para a cerveja.
Por muito tempo cachaça foi associada ao folclore, medicina caseira, costumes, mas acima de tudo à exaltação dos sentidos. Associa-se à cachaça sinônimos como: água-que-passarinho-não-bebe,arrebenta-peito, teimosa, marvada, bagaceira, acalma-nervo, abrideira, branca, cana, parati, pinga, goro, pura, entre outros. Apesar das associações negativas, foram exportados em 2003 mais de 8 milhões de litros de cachaça, gerando receita de US$ 9 milhões. O principal comprador da cachaça nacional é a Alemanha, com 30% das exportações.

Origem da Cachaça .

No começo da colonização do Brasil, a partirde 1530, a produção açucareira apareceu como primeiro grande empreendimento de exploração. Afinal, os portugueses já dominavam o processo de plantio e processamento da cana – já realizado nas ilhas atlânticas – e ainda contavam com as condições climáticas que favoreciam a instalação de grandes unidades produtoras pelas regiões litorâneas no território.
Para que todo esse trabalho fosserealizado, os portugueses acabaram optando pelo uso da mão de obra escrava dos africanos. Entre outras razões, os colonizadores notavam que os escravos africanos eram adaptados ao trabalho compulsório, apresentavam maiores dificuldades para empreender fugas e geravam lucro à Coroa por conta dos impostos cobrados sobre o tráfico negreiro.
No processo de fabricação do açúcar, os escravos realizavam acolheita da cana e, após ser feito o esmagamento dos caules, cozinhavam o caldo em enormes tachos até se transformarem em melado. Nesse processo de cozimento, era fabricado um caldo mais grosso, chamado de cagaça, que era comumente servido junto com as sobras da cana para os animais.
Tal hábito fazia com que a cagaça fermentasse com a ação do tempo e do clima, produzindo um liquido fermentado de altoteor alcoólico. Desse modo, podemos muito bem acreditar que foram os animais de carga e pasto a experimentarem primeiro da nossa cachaça. Certo dia, muito provavelmente, um escravo fez a descoberta experimentando daquele líquido que se acumulava no coxo dos animais.
Outra hipótese conta que, certa vez, os escravos misturaram um melaço velho e fermentado com um melaço fabricado no dia seguinte.Nessa mistura, acabaram fazendo com que o álcool presente no melaço velho evaporasse e formasse gotículas no teto do engenho. Na medida em que o liquido pingava em suas cabeças e iam até a direção da boca, os escravos experimentavam a bebida que teria o nome de “pinga”.
Nessa mesma situação, a cachaça que pingava do teto atingia em cheio os ferimentos que os escravos tinham nas costas, por conta...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • exportação de cachaça
  • Exportação de cachaça
  • Exportação de cachaça
  • Exportação Cachaça
  • Exportação da cachaça
  • Exportação da cachaça
  • Exportação de cachaça
  • Exportação de cachaça

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!