Exportação Cachaça

Páginas: 6 (1253 palavras) Publicado: 16 de junho de 2014
Documentos necessários para exportar
 1) Negociação com o potencial importador

Fatura Proforma ou Proforma Invoice 
A fatura proforma dá início à negociação. Logo após os primeiros contatos e manifestada a intenção de realização de uma operação comercial, o exportador emite para o importador uma proforma invoice para que este providencie a Licença de Importação, dentre outras providências.Este documento é o modelo de contrato mais frequente, formaliza e confirma a negociação, desde que devolvido ao exportador contendo o aceite do importador para as especificações contidas. É similar à fatura comercial (definitiva), porém com características de um orçamento, ou seja, não gera obrigação de pagamento por parte do comprador. Deve ser emitida no idioma do país importador ou em inglês.2) Para embarque e remessa ao importador (documentos de validade internacional)

Fatura Comercial ou Commercial Invoice 
É o documento internacional emitido pelo exportador que, no âmbito externo, equivale à Nota Fiscal. Sua validade começa a partir da saída da mercadoria do território nacional. A Fatura Comercial é imprescindível para o importador desembaraçar a mercadoria em seu país. É umdos principais documentos exigidos pela maioria das autoridades alfandegárias de todo o mundo para liberar remessas e/ou embarques. É um documento de caráter legal e está sujeito à lei internacional, além de ser um instrumento fundamental entre o exportador e importador, já que serve como registro da transação comercial realizada entre ambas as partes. Deve ser emitida no idioma do país importadorou em inglês.

Romaneio ou Packing List 
Documento emitido pelo exportador para o embarque de mercadorias que se encontram acondicionadas em um ou mais volumes e que contenham variados tipos de produtos. É necessário para o desembaraço da mercadoria e para a orientação do importador quando da chegada dos produtos no país de destino. O Romaneio nada mais é do que uma simples lista relacionandodetalhadamente os volumes a serem embarcados e seus respectivos conteúdos.

Conhecimento de Embarque
Documento emitido pela companhia transportadora que atesta o recebimento da carga, as condições de transporte e a obrigação de entrega das mercadorias ao destinatário legal no ponto de destino pré-estabelecido, conferindo a posse das mercadorias. É, ao mesmo tempo, um recibo de mercadorias, umcontrato de entrega e um documento de propriedade, constituindo assim um título de crédito. Este documento recebe denominações de acordo com o meio de transporte utilizado:

- Conhecimento de Embarque Marítimo (Bill of Landing - B/L);

- Conhecimento de Embarque Aéreo (Airway Bill - AWB);

- Conhecimento de Transporte Rodoviário (CRT);

- Conhecimento de Transporte Ferroviário (TIF/DTA).Certificado de Origem
É o documento providenciado pelo exportador e utilizado pelo importador para comprovação da origem da mercadoria e habilitação à isenção ou redução do imposto de importação, em decorrência de disposições previstas em Acordos Comerciais ou do cumprimento de exigências impostas pela legislação do país de destino. No caso das exportações destinadas aos países da ALADI e doMERCOSUL e ainda daquelas processadas no âmbito do SGPC, os Certificados de Origem são emitidos pelas federações estaduais de indústria e pelas federações estaduais de comércio. No caso das exportações realizadas no âmbito do SGP, os certificados são fornecidos pelas agências credenciadas do Banco do Brasil S.A, que operam com comércio exterior.

A emissão do Certificado de Origem é necessária emcada operação de exportação efetuada. Cada certificado está estritamente vinculado a uma Fatura Comercial. Sendo assim, se um exportador emitir três faturas, deverá providenciar a emissão de três certificados, mesmo que todas as faturas sejam destinadas ao mesmo importador. Os exportadores devem fornecer previamente às entidades emissoras credenciadas informações que permitam a correta emissão do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • exportação de cachaça
  • Exportação de cachaça
  • Exportação de cachaça
  • Exportação da cachaça
  • Exportação da cachaça
  • Exportação de cachaça
  • Exportação de cachaça
  • Exportação da cachaça

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!