EXPO 2015 An lise das narra es do espet culo Trabalhos Feitos

6944 palavras 28 páginas
Gabriele Ciapparella
MILANO, EXPO 2015
Uma análise das narrações do espetáculo

Introdução
As exposições universais funcionam nas metrópoles modernas como dispositivos espetaculares, com a função de inverter o sinal dos antagonismos e das irracionalidades do desenvolvimento capitalista. Representando as mesmas contradições da dinâmica industrial numa cena pública, montadas em narrações espetaculares consumíveis, elas estabelecem rituais de socialdemocrática suspensão do conflito social e produzem nova energia para o sistema.
Em época de globalização, com a afirmação do novo modo de desenvolvimento informacional, as exposições universais encontram uma nova específica funcionalidade, com respeito as lógicas de assimetria espacial, que caraterizam a sociedade das redes. Colocando capital e trabalho numa nova cena comum, elas recompõem a esquizofrenia espacial da cidade global, dentro retóricas que celebram as novas hegemonias e difundem as novas ideologias oficiais. Ou, pelo menos, tentam.
Nesse contexto se coloca a candidatura da cidade de Milão, vencedora em 2008 da nominação oficial do B.I.E. (Bureau International des Expositions), para sediar a próxima Exposição Universal em 2105. Tema: “Nutrir o planeta. Energia pela vida”. Faltando seis meses a sua inauguração oficial, o processo de construção, física e simbólica, dessa nova festa global tem se desenvolvido, nos últimos sete anos, em uma complexa interação entre dimensões politica, econômica, ambiental e judiciaria.
De acordo com a teoria do dispositivo espetacular, que Massidda interpreta como aposta socialdemocrática de suspensão do conflito social (1), o artigo atravessa as dimensões espaciais do modo de desenvolvimento informacional , na teoria evolutiva do capitalismo de Castells ( 2), para adquirir as coordenadas necessárias, para identificar atores, estrategias e narrações de EXPO2015 e tentar entender a possibilidade de exito dessa nova aposta socialdemocrática.

1 Massidda, Luca. Atlante delle grandi

Relacionados