Explorando a Gramática

Páginas: 3 (622 palavras) Publicado: 6 de agosto de 2013
Este estudo pretende apresentar a importância da gramática ao se falar uma língua, o que são regras gramaticais e identificar a importância destas dentro do ato comunicativo.
As pessoas quandofalam e escrevem não tem a liberdade total de inventar, cada uma a seu modo, as palavras que dizem e escrevem, nem tem a liberdade irrestrita de coloca-las em qualquer lugar nem de compor, de qualquerjeito, seus enunciados. Isso porque toda língua tem sua gramática, tem seu conjunto de regras, do prestígio social ou do nível de desenvolvimento econômico e cultural da comunidade em que se vive. Querdizer, não existe língua sem gramática.
Quando alguém é capaz de falar uma língua é então capaz de usar, apropriadamente, as regras fonológicas, morfológicas, sintáticas e semânticas dessa língua alémde outras de natureza pragmática na produção de textos interpretáveis e relevantes, conforme o Koch & Travaglia (1994). Aprender uma língua é, portanto, adquirir, entre outras coisas, o conhecimentodas regras de formação dos enunciados dessa língua.
Regras de gramática são normas, são orientações acerca de como usar as unidades da língua, de como combiná-las, para que se produzam determinadosefeitos, em enunciados funcionalmente inteligíveis, contextualmente interpretáveis e adequados aos fins pretendidos na interação.
Dessa forma, são regras, por exemplo: a descrição de como empregar ospronomes, de como usar as flexões verbais para indicar as diferenças de tempo e de modo, de como estabelecer relações semânticas entre as partes do texto, como relações de causa, de tempo, decomparação, de oposição e outras; de quando e como usar o artigo definido e o indefinido; de quando e como garantir a complementação do verbo ou de outras palavras; de como expressar exatamente o que se querpelo uso da palavra adequada, no lugar certo, na posição certa.
Dentre estas destacamos o uso da coerência mediante conectivos, ao se proferir discursos ou redigir um texto. Segundo Koch &...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • gramatica
  • gramatica
  • Gramática
  • a gramatica
  • Gramatica
  • GRAMÁTICA
  • gramatica
  • gramatica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!