exploradores de caverna

Páginas: 3 (715 palavras) Publicado: 9 de maio de 2014
O autor do livro, Prof. Lon L. Fuller (1902-1978) nasceu no Texas, cursou Direito na Universidade de Stanford e lecionou na Harvard Law School. Foi autor de oito livros e de vários artigos, quasesempre ligados à Filosofia do Direito, revelando-se um dos principais filósofos do direito norte-americano, na segunda metade do século XX.
O CASO DOS EXPLORADORES DE CAVERNAS
Cinco espeleólogosficaram presos por um desabamento no exercício de profissão. Quando começou a operação de resgate, que custou a vida de dez operários descobriu-se que eles possuíam um rádio comunicador. Ao entrar emcontato, perguntaram quanto tempo resistiriam sem comida, e detectaram a impossibilidade de sobrevivência, uma vez que o resgate ainda demoraria.
Assim, um dos exploradores, chamado Roger Whetmore,perguntou ao médico se conseguiriam sobreviver se usassem a carne de um deles com alimento. Com a resposta positiva, decidiram tirar a sorte. No momento em que faziam isso, Whetmore desistiu da ideia,embora tenha sido o sorteado, aceitando depois, segundo eles, ser sacrificado.
Quando finalmente saíram, os exploradores restantes foram acusados pela morte do colega e condenados à forca, uma vez que ojuiz de primeira instância levou em consideração à legislação vigente no sentido literal, que prevê essa pena a quem tira intencionalmente a vida de outrem. Após o tribunal dissolver-se, o júri pediuque a pena dos réus fosse reduzida a seis meses de prisão. Quatro juízes votaram sobre o caso.
O primeiro juiz, Foster, absorve os réus, baseando-se em argumentos jus naturalista. Ele diz que nasituação em que os condenados se encontravam as leis existentes e a eles direcionadas como cidadãos não mais eram capazes de satisfazer a nova realidade. Sendo assim, no momento em que tiraram a vida deWhetemore, eles simplesmente não eram regidos pela lei que os condenou. Dessa forma, deveriam ser absorvidos.
Tatting, o segundo juiz a apreciar o caso, se julga incompetente para tal função, uma...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Exploradores de cavernas
  • Exploradores de caverna
  • Os exploradores de caverna
  • Exploradores de caverna
  • Os exploradores de cavernas
  • Exploradores de cavernas
  • Exploradores de caverna
  • Exploradores de caverna

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!