eXPLORADORES DE CAVERNA INTRO

355 palavras 2 páginas
INTRODUÇÃO
O livro “ o caso dos exploradores de caverna “ trata de uma história fictícia que possui o objetivo fim de tratar de um estudo de argumentação jurídica, focando as formas de aplicação presentes em um eficaz ordenamento jurídico. Alcançar os resultados mais corretos e com menores empecilhos e prejuízos também faz parte dos objetivos da obra.
A principal discussão, e talvez um dos primordiais propósitos do livro é, sem dúvida, o embate entre o direito Natural, ou justanuralismo, e o Direito Positivo, ou Juspositivismo. Em breve síntese sobre estes pode-se caracterizar o direito natural como a ideia abstrata do direito; o ordenamento ideal, correspondente a uma justiça superior e anterior: trata-se de um sistema de normas que independe do direito positivo, ou seja, independe das variações do ordenamento da vida exterior, se originam no Estado. Já o direito positivo é o conjunto de normas que apresentam formulação, estrutura e natureza culturalmente construídas. É a instituição de um sistema de regras e princípios que ordenam o mundo jurídico.
A história se passa no ano de 4.300 e é muito instigante, pois difere de obras filosóficas comuns ao contar uma narrativa bastante aterrorizante. Evidenciando a dificuldade gerada na aplicação do direito frente um caso complexo.
A trama gira em torno de cinco homens, membro de uma sociedade espeleológica, que ingressam em uma caverna em stowfield e acabam soterrados. As vítimas conseguem se comunicar com equipes de resgate a partir de um rádio que possuem. Passados vinte dias os homens são informados de que o resgate perdurará a demorar e a morte por meio de fome é previsível. Um dos homens, Welthmore, questiona ao médico da expedição se o grupo poderia sobreviver após sacrificar um dos membros para se alimentar. O médico, após a insistência de wheltmore cede a informação e dá sua resposta positiva. Os companheiros concordam com a ideia de Wheltmore e decidem, ao jogar dados, quem seria o sacrificado. Wheltmore

Relacionados