EXPLORAÇÕES E MIGRANTES

Páginas: 3 (522 palavras) Publicado: 9 de setembro de 2014
Exploração de migrantes para trabalho escravo em países desenvolvidos

Três por cento da população mundial reside fora de seu país de origem ou de nacionalidade. Sessenta por cento dos migrantesdo mundo vivem em países mais desenvolvidos (aproximadamente 1,4 milhões de pessoas por ano dirigem-se para os países desenvolvidos, segundo relatório da OIT). Desses, 56 milhões estão na Europa. Emalguns países europeus, como Luxemburgo e Suíça, eles chegam a representar 25% da força de trabalho. Isso, no entanto, não se reflete na garantia de direitos, concedidos normalmente aos nacionais dospaíses receptores.
Os rios de dinheiro que fluem para os países em desenvolvimento entre eles, Índia, Bangladesh, Marrocos, México, Sri Lanka, Nepal, Egito e Filipinas – é um dos efeitos maispositivos da migração. Mas o que é benção para alguns, torna-se calamidade para outros. No lado obscuro, estão à contínua exploração dos migrantes, em especial no Oriente Médio, os baixos salários, o cuidadomédico inadequado e condições atrozes de trabalho.
A maioria dos problemas se refere aos indocumentados, cuja existência nem é reconhecida pelos Estados. A condição de insegurança dos migrantes osforça a viverem ao desabrigo ou mudando de lugar em sub-moradias. Com frequência são submetidos à identificação abusiva, a invasão do lar ou local de trabalho e a interrogatórios nos quais podem sofrerviolências físicas e psicológicas, preconceito e tratamento desumano ou degradante. Seus encontros com a polícia não são relatados porque não têm parentes para contestar sua prisão ou mesmo seudesaparecimento. Mesmo quando seus direitos mais elementares são violados, não procuram remédios judiciais porque temem a deportação. Quando encontram trabalho, são empregados na economia informal, onde aexploração é certa diante do medo de serem denunciados às autoridades e podem ser submetidos a condições semelhantes à escravidão. Não há registros oficiais de seus empregos dificultando-se o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • migrantes
  • migrantes
  • Eu migrante
  • MIGRANTE
  • Migrantes
  • Explorações geográficas
  • migrantes japa
  • Brasil Migrante

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!