Exploração Sexual

Páginas: 3 (624 palavras) Publicado: 13 de novembro de 2014


Nesta semana, o dia 18 de maio marca o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, uma das facetas da violência infanto-juvenil. Essa data foi escolhida emhomenagem a outra menina: Araceli, de oito anos, vítima de estupro e depois assassinada por jovens de classe média em 1973, na cidade de Vitória, no Espírito Santo. Até hoje – passados exatos 35 anos–, os culpados do crime permanecem impunes. 
É importante esclarecer também a diferença entre os termos “abuso sexual” e “exploração sexual” de crianças e adolescentes. No abuso, o adulto – seja dedentro ou de fora da família – utiliza o corpo de um menino ou menina para se satisfazer. Já a outra expressão, o mais correto é usar “exploração sexual comercial de crianças e adolescentes”, ou seja,está explícito o interesse econômico-financeiro que existe ao se aproveitar de imagens pornográficas infanto-juvenis para serem vendidas, por exemplo.


Cenário Nacional


Assim como é difícilcontabilizar o número de meninos e meninas que sofrem qualquer tipo de violência no País, as estatísticas acerca da exploração sexual ainda são escassos. E, quando há divulgação de pesquisas, tambémsão passíveis de questionamento. Segundo Ana Maria Drummond, diretora-executiva do Instituto WCF-Brasil – entidade ligada à World Childhood Foundation –, não há um sistema unificado capaz de gerarinformações ou estatísticas consolidadas sobre o fenômeno. “O Brasil é um pais de dimensões continentais onde a incidência da violência sexual de crianças e adolescentes vem tomando proporções alarmantes.Especialistas costumam dizer que os números conhecidos representam apenas a ponta do iceberg”, afirma.
A Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República (SEDH-PR) mantém, desde1997, o Disque Denúncia Nacional – atualmente funcionando no número 100 –, serviço de discagem gratuita nacional que recebe denúncias de violência contra crianças e adolescentes. De 2003 a novembro...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Exploração Sexual
  • Exploração sexual
  • Exploração Sexual
  • Exploração sexual
  • Exploração sexual
  • Exploração Sexual
  • Exploração sexual
  • Exploração sexual

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!