Exploração do trabalho

Páginas: 4 (986 palavras) Publicado: 6 de abril de 2013
FUNDAÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DE CAJAZEIRAS – FESC
FACULDADE DE FILOSOFIA, CIENCIAS E LETRAS DE CAJAZEIRAS – FAFIC CURSO DE BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL.
DISCIPLINA: FUNDAMENTOS ECONÔMICOS.DOCENTE: ALICIANE ALMEIDA




 
RESENHA CRITICA

O MODO DE PRODUÇÃO CAPITALISTA: a exploração do trabalho

NETTO, José Paulo; BRAZ, Marcelo. Economia Política: Uma Introdução Crítica, Ed.São Paulo: Cortez, 2010. Pág.95-123


Diante do que José Paulo Netto e Marcelo Braz pontuaram neste quarto capitulo do livro e pelas explicações e debates em sala de aula administrada pelamestranda Aliciane, não nos resta mais duvidas, vivemos em uma sociedade que prioriza o sistema econômico e a propriedade privada. Em outras palavras os trabalhadores dentro desse sistema são merasmercadorias.
O modo de produção capitalista [MPC] sucedeu no Ocidente, ao modo de produção feudal, é hoje dominante em escala mundial, no inicio do século XXI, passou a dominar todos os quadrantes domundo, configurando-se como um sistema planetário. Sua dinâmica é: imperar na economia da sociedade mais desenvolvida, considerada (centrais) e vigora na economia da sociedade menos desenvolvida(periférica), subordinando assim o modo de produção precedente.
O MPC fundar-se na exploração do trabalho, sendo assim o capitalista compra a mão de obra visando o lucro em cima do mesmo, no MPC, oponto de partida é o dinheiro e o ponto de chegada é mais dinheiro, este é o especifico da ação capitalista. O dinheiro compra a mercadoria que consequentemente gerara mais dinheiro, os únicos que saemperdendo neste modo de produção são os trabalhadores que são diariamente explorados. Eis como, de forma esquemática, se passam as coisas: O capitalista, dispondo de uma soma de dinheiro (D), compramercadoria (M), máquinas, instalações, materiais (bruto e primas) e a força de trabalho que vai atuar com ajuda das maquinas e dos instrumentos, a força de trabalho sobre as matérias no processo de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Exploração do trabalho
  • A EXPLORAÇÃO DO TRABALHO
  • A exploração do trabalho infantil e a exploração sexual
  • A exploração trabalho infantil no brasil
  • Exploração e trabalho humano
  • exploração do trabalho infantil
  • Exploração do trabalho escravo no brasil
  • Exploração do trabalho infanto-juvenil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!