Exploração do Trabalho Infantil

Páginas: 23 (5611 palavras) Publicado: 29 de abril de 2014
1 INTRODUÇÃO 4


O presente trabalho tem como objetivo fazer uma abordagem a respeito da exploração do trabalho infantil nas relações trabalhistas. É importante ressaltar que a exploração do trabalho do menor vem de muito tempo atrás, desde a sociedade pré-industrial, onde os empregados e os filhos dosempregados eram obrigados a trabalhar em condições muito precárias como seus pais. Os mesmos não recebiam nada além do necessário que era moradia e comida, que eram ganhos pelo seu trabalho.
Hoje em dia a condição de trabalho não é muito diferente dessa época, sendo que a única diferença é que estes menores trabalham por algum dinheiro que ajuda a reforçar o orçamento domestico, deixando de lado o estudopara se dedicar a uma profissão que muitas das vezes não é apropriada para a sua idade.
Milhões de jovens, entre cinco e dezessete anos de idade, trabalham no Brasil. E no país emergente como o nosso, a interferência das políticas públicas tem contribuído para a minimização do trabalho infantil. Não se podem plagiar leis de países desenvolvidos pensando que por um único caminho terá solução. Nóscomo atores sociais devemos nos apropriar dos fatores que podem contribuir para a mudança desse quadro. As ENGs (Entidades Não Governamentais ), escolas, igrejas, famílias, as três esferas governamentais, entre outros todos devem tratar desse assunto com determinação. E o problema pode ser mais complexo do que se imagina, pois quando relatamos de trabalho infantil não esta incluso as tarefaseducativas, ou seja, aquelas em as crianças realizam para ajudar seus pais, e sim , quando exerce a atividades para terceiros em troca de um pagamento, e tendo como consequência o prejuízo na frequência escolar e o comprometimento da saúde.
O objetivo de todos deve ser o de assegurar às crianças um espaço de cidadania. Nessa tarefa, é importante que todas as nações estejam conscientes do desafioimposto. Entretanto, antes que se chegue a uma era onde não mais exista esse tipo de trabalho, é necessário compartilhar experiências e fortalecer a vontade política de todas as nações, para que se plasme um mundo melhor onde a docilidade infantil não seja a base de uma exploração que comprometa, no ponto de partida, a realização de toda uma vida.

2 OBJETIVO5


2.1OBJETIVO GERAL


Ampliar o conhecimento das pessoas sobre exploração do trabalho infantil, fazendo com que elas prestem mais atenção nessas crianças e consequentemente fazendo sua parte.


2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS


*Mostrar como e quando começou a exploração infantil.
*Apresentar os índices de crianças sendo exploradas.*Conscientizar as pessoas de que criança tem que ser criança.
*Apresentar programas de erradicação que já esta sendo feita.




























3 INICIO DO TRABALHO INFANTIL MUNDIAL 6



Não é de hoje que o trabalho de crianças enriquece os empresários. Na Revolução Industrial e antes dela esse tipo de trabalho já existia.Durante a Revolução houve uma grande oferta de emprego nas fábricas, e o trabalho artesanal desenvolvido pelas famílias já não era páreo para a produção industrial e assim as pessoas foram praticamente obrigadas a desistir de tal trabalho e partir rumo as indústrias.Muitas vezes os trabalhadores moravam em lugares muito distantes das fábricas e tinham de deixar sua família, o que era difícil e quenormalmente não acontecia. Além do que o trabalho de uma só pessoa não era suficiente para suprir as necessidades de uma família, fazendo assim mulheres e crianças trabalharem sob condições rígidas e desumanas.Como o salário era baixo e as famílias precisavam sobreviver de alguma maneira, então todas as condições de trabalho eram aceitas, com cargas horárias excessivas, multas para eventuais...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A exploração trabalho infantil no brasil
  • Exploração do trabalho infantil
  • exploração do trabalho infantil
  • Exploração do trabalho infantil
  • Exploraçao do trabalho infantil
  • A exploração do Trabalho Infantil no Brasil.
  • Exploração do trabalho infantil
  • Exploração trabalho feminino e infantil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!