Exploração de petróleo offshore

Páginas: 7 (1602 palavras) Publicado: 7 de novembro de 2012
Exploração de Petróleo Offshore


Resumo

O artigo é o resultado de uma pesquisa que apresenta de forma sintetizada, como ocorre a exploração de petróleo no segmento offshore: explicando os conceitos físicos de alguns aparelhos e suas aplicações para a descoberta de novos poços de petróleo, como o gravímetro e o sonar, a pesquisa também expõe os procedimentos e analises que são consideraspara a exploração de petróleo offshore e as principais plataformas utilizadas na exploração.

Palavras- chave: Offshore, Petróleo, Plataformas de Exploração.

Introdução

O Petróleo é um combustível fóssil de larga utilização na sociedade atual, devido a essa grande demanda a procura por novos poços de petróleo é de grande necessidade. A seguir será apresentado o funcionamento daexploração de petróleo em alto mar.
O desenvolvimento de um campo de petróleo envolve vários aspectos da engenharia, muito deles
intrinsecamente relacionados à localização do campo, ao programa de perfuração, ao dimensionamento da unidade que
suportará a produção e a definição dos métodos de elevação de óleo e gás. Constitui-se um item fundamental no projeto
a correta análise das características doreservatório produtor para a definição do programa de produção do
hidrocarboneto. Finalmente, os resultados definirão a viabilidade do desenvolvimento de um campo de petróleo. O
projeto de desenvolvimento de um campo visa a maximização da recuperação de petróleo e um custo mínimo
operacional e de investimento de capital

Exploração Offshore

Existem diversas técnicas utilizadas para apossível descoberta de novos poços de petróleo, primeiramente são estudados os traços terrestres através de mapas e satélites, juntamente com a utilização de um equipamento chamado gravímetro. Esse aparelho detecta sutis variações da gravidade, podendo indicar a presença de um fluxo de petróleo.
O funcionamento do gravímetro segue as Leis de Newton da Gravitação, a Pesquisa Gravimétrica é baseadana Lei da Gravitação Universal de Newton, descrita no livro Principia Mathematica, em 1687. Segundo a Lei da Gravitação Universal de Newton, a Força de atração entre dois corpos de massas conhecidas é diretamente proporcional ao produto das suas massas e inversamente proporcional ao quadrado da distância entre eles.

Onde M e m são as massas dos dois corpos, e r a distância entre eles, eG= 6,67. 10-11 Nm2.kg-2 é a Constante Gravitacional.

Os atuais medidores de Gravidade são extremamente sensíveis e podem medir g em 1 parte em 109 (Equivalente a medir a distância da Terra à Lua com precisão de 1 metro). Contudo é preciso saber com precisão o valor da densidade das rochas típicas subterrâneas para poder se interpretar as informações das dos resultados das medições dagravidade.

Com a suspeita de uma nova descoberta são realizados os mapeamentos do relevo submarino do local, através de um aparelho chamado SONAR (sound navigation and ranging), o qual tem um principio físico de funcionamento muito simples, inicialmente é emitido um impulso sonoro por um dispositivo instalado no navio. A sua frequência dominante é normalmente de 10 kHz a 30 kHz. O sinal sonoropropaga-se na água até encontrar um obstáculo. O sinal sonoro é então refletido (o eco) dirigindo-se uma parte da energia de volta para o navio onde é detectado por um hidrofone. O intervalo de tempo entre o impulso e a recepção do eco, pode ser convertido em distância ou profundidade, a partir da formula:

Distância = (Tempo X Velocidade do som na água) /2

Adota-se geralmente a velocidade média dosom na água igual a 1450 m/s, contudo ela varia de acordo com a profundidade e a salinidade do local. Deste modo é feito o mapeamento, que será útil na fixação e no posicionamento das plataformas.

Após a descoberta de um novo poço e a avaliação do tamanho da reserva, as indústrias petrolíferas vão atrás das licitações que permitirão a prospecção exploratória de petróleo.

Prospecção e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A Exploração do Petróleo
  • Exploração de petroleo
  • Exploração do petróleo
  • exploração de petroleo
  • Exploração do petróleo
  • Exploração do petroleo
  • Exploração do petróleo
  • Estudos exploração offshore argentina

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!