Exploração da atividade leiteira

Páginas: 6 (1277 palavras) Publicado: 17 de abril de 2013
A exploração leiteira, mesmo a bem conduzida, resulta em margem relativamente escassa de lucro, razão da contínua busca por crescimento em escala, ou seja, num sistema racional procura-se baixar, proporcionalmente, os custos fixos de produção, e compensar os ganhos em centavos com aumento de volume.
 
Vacas com lactações cada vez maiores são frutos desse objetivo de intensificação e apesar dasdificuldades crescentes em manejá-las, atualmente, já se cogita a exploração de rebanhos de até 20.000 litros por lactação, nos países do hemisfério norte. Só para comparar, quando eu estudava na graduação (anos 60), 20.000 litros era considerado o máximo de uma produção “vitalícia”...

Pegando o gancho da referência a esse passado, já naquela época, procurava-se, também, difundir técnicas maisintensificadas da produção a pasto. O neo-zelandês C.P. McMeekan era uma grande referência, como também o alemão Ernst Klapp e o francês André Voisin. A grande dificuldade era a extensão desses conhecimentos ao campo.

Na Região Sul predominava a industrialização do leite captado nas zonas coloniais, o leite excedente da produção familiar de subsistência (leite com preço tabelado pelo governo,ordenha manual, vaca sem raça definida, coleta em latões, sem refrigeração e energia elétrica, péssimas rotas de coleta, todo o tipo de fraude, etc.), ou seja, quase que não existia o produtor profissionalizado, capaz de se interessar por avanços tecnológicos, como o uso de cerca eletrificada com rotação em pastos cultivados, confecção de silagens (não existia lona plástica, ensiladeira erespectivo maquinário), dieta balanceada, aditivos, etc.

Atualmente, e felizmente, a situação melhorou muito. As tecnologias de maior resposta, como a correção do pH com calcáreo e a adubação com análise de solo, introdução da inseminação artificial com sêmen congelado, vacinação obrigatória contra a aftosa, produção de sementes certificadas, etc. e, mais recentemente, a difusão da conservação deforragens pela ensilagem, a integração lavoura-pecuária com o plantio direto na palha, novos híbridos de forrageiras, granelização, etc., apenas para citar algumas, foram decisivas para a evolução da exploração leiteira.

A geração de técnicos atualmente a campo colhe eficazmente os frutos semeados naqueles tempos, podendo disseminar amplamente as tecnologias e conceitos que ficaram represados pordécadas, de forma que as propriedades com assistência técnica saltam facilmente de suas médias de 10 litros/vaca para 20 litros ou até mais, demonstrando haver muita genética “escondida”, simplesmente por falta de comida.

Estamos, portanto, vivenciando uma etapa que não poderia ser “queimada”, uma etapa importante na evolução de um sistema de produção, principalmente para a pequena e médiapropriedade em área, amplamente predominante na Região Sul.

Resta, agora, a verificação se esse produtor de leite se contentará em manejar um rebanho que deverá tender a permanecer estabilizado em termos de potencial genético e de lotação por hectare, em função do sistema de forrageamento adotado: a produção a pasto com suplementação no cocho, pois, na minha opinião, não faria sentido buscar produçõesdiárias acima de 40 litros, até 60 litros por vaca, que se tornariam, daí, biologica e economicamente insustentáveis. (Em tempo e atendendo ao primeiro comentário, do Guilherme Franco, abaixo: refiro-me à insustentabilidade de tais produções num sistema a pasto, com suplementação no cocho)

Neste vídeo, o Engº. Agrº. argentino Carlos Oddino, baseado numa análise de indicadores econômicos,compilados ao longo de muitos anos de assistência técnica a produtores de leite, nas regiões de Córdoba e Santa Fé, sustenta que, naquelas condições, o objetivo para a evolução e otimização da produção leiteira deverá ser o aumento da lotação e a eficiência individual do rebanho leiteiro. Isso resultaria na evolução a partir de um sistema a pasto, culminando na adoção de um sistema confinado.

Será...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Atividades de exploração da natureza
  • Atividade e Exploração Mineral
  • Implantação de um sistema elétrico em uma propriedade rural com atividade leiteira.
  • CONTABILIDADE GERENCIAL APLICADA A ATIVIDADE DE PECUARIA LEITEIRA
  • Ações políticas potencializam produção leiteira: o caso do programa municipal de fortalecimento da atividade leiteira do...
  • a leiteira
  • A leiteira
  • CUSTOS DE PRODUÇÃO DA ATIVIDADE LEITEIRA NA REGIÃO SUL DE MINAS GERAIS

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!