Explique cinco incisos do Artigo 5° da contituição

476 palavras 2 páginas
inciso II - ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude da lei;

Neste inciso está o importantíssimo Princípio da Legalidade, segundo o qual apenas uma lei, regularmente votada pelo Poder Legislativo e sancionada pelo Poder Executivo, é capaz de criar a alguma pessoa obrigação de fazer ou não fazer alguma coisa.

inciso III - ninguém será submetido a tortura nem a tratamento desumano ou degrada

esse inciso visa, dentre outras coisas, proteger a dignidade da pessoa humana contra atos que poderiam atentar contra ela. Tratamento desumano é aquele que sem tem por contrário à condição de pessoa humana. Tratamento degradante é aquele que, aplicado, diminui a condição de pessoa humana e sua dignidade. Tortura é sofrimento psíquico ou físico imposto a uma pessoa, por qualquer meio.

inciso IV - É livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato;

A liberdade de manifestação do pensamento é o direito que a pessoa tem de exprimir, por forma e meio, o que pensa a respeito de qualquer coisa. Em outras palavras, é o direito de uma pessoa dizer o que quer, de quem quiser, da maneira como quiser, no local em que quiser. A única exigência da Constituição é de que a pessoa que exerce esse direito se identifique, para impedir que ele seja fonte de leviandade ou que seja usado de maneira irresponsável. Sabendo quem é o autor do pensamento manifestado, o eventual prejudicado poderá usar o próximo inciso, o V, para defender-se.

inciso VI - é inviolável a liberdade de consciência de crença, sendo assegurado o livre exercício de cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e as sus liturgias;

Consciência e crença são diferentes, porque a primeira é uma orientação filosófica, como o pacifismo e o naturista (nudismo), além de que, uma consciência livre pode optar por não ter crença nenhuma, como no caso dos ateus e agnósticos. Estes também estão protegidos pela Constituição porque

Relacionados

  • Cidadania e concessão de medicamentos de alto custo
    5612 palavras | 23 páginas
  • Kkkyu
    11226 palavras | 45 páginas
  • Respostas do curso de Pastor
    98055 palavras | 393 páginas