Explicando a Biologia

Páginas: 8 (1884 palavras) Publicado: 20 de outubro de 2014
INTRODUÇÃO
Uma busca constante no esporte de alto rendimento é a melhora no desempenho. Várias estratégias têm sido utilizadas com esse propósito, como programas de treinamentos cada vez mais controlados e recursos ergogênicos. Além disso, em determinadas modalidades esportivas, tecnologias, modernas são empregadas no desenvolvimento de calçados roupas e equipamentos esportivos.
O recenteavanço da biologia molecular, que tem como marco o completo sequenciamento do genoma humano em 2001, aliado aos seus promissores resultados na prevenção, na detecção e no tratamento de uma série de doenças, tem aberto a possibilidade de sua utilização no meio esportivo, buscando uma melhora no rendimento.
DNA COMO REGULADOR DO FUNCIONAMENTO DO ORGANISMO
O primeiro deles é o chamado dogma central dabiologia molecular, segundo o qual o código da vida está contido no DNA e por meio dele é transmitido às diferentes gerações. Inicialmente ocorre a transcrição, processo no qual o código do DNA é transmitido ao RNA mensageiro. A seguir, pelo fenômeno conhecido como tradução, as moléculas de RNA mensageiro são lidas, fornecendo a informação da ordem na qual os aminoácidos serão integrados paraformar as proteínas no citoplasma das células, tendo os ribossomos como organelas fundamentais nesse processo. Finalmente, por meio da fosforilação, nitrosilacão e glicosilação, ocorrem ajustes finos nas proteínas que, além de fazerem parte da estrutura do organismo, participam de uma série de processos cruciais ao ser vivo, como: degradação de substratos metabólicos, geração de energia, sínteseproteica, recepção do sinal de hormônios e de neurotransmissores, transporte de substâncias por meio de canais na membrana das células, geração de tensão nas células musculares e regulação da duplicação e da morte celular programada.
No DNA, toda informação é armazenada em apenas quatro nucleotídeos. São eles: citosina, guanina, adenina e timina. Cada sequência desses nucleotídeos capaz de, após osprocessos de transcrição e tradução, dar origem a proteína é denominada "Gene". Até o momento, foram identificados cerca de 30 mil genes, distribuídos nos 46 cromossomos do DNA do núcleo de cada célula, dos quais 23 são provenientes da mãe e 23 são do pai.
Nas moléculas de RNA mensageiro formadas por meio do processo de transcrição, tem quatro nucleotídeos. São eles: guanina, citosina, uracila eadenina, respectivamente, correspondentes às do DNA. Durante ao processo de tradução, os nucleotídeos do RNA mensageiro são lidos de três em três, e cada tríplice é dominada " Códon". Como há apenas vinte aminoácidos, até quatro códons diferentes podem corresponder a um mesmo aminoácido.
Alterações na sequência dos nucleotídeos do DNA podem ter como resultado um perfil diferente de expressãoproteica, tendo como consequência, alterações no funcionamento do organismo.
ALTERAÇÕES NA SEQUÊNCIA DOS NUCLEOTÍDEOS
Apesar de cerca de 99,9% da sequência do DNA ser igual entre quaisquer seres humanos, a variação restante é responsável pela determinação da parte de nossas características físicas, nossas habilidades e até mesmo nossas respostas a tratamentos farmacológicos e à prática de exercíciosfísicos. Qualquer alteração na sequência de nucleotídeos do DNA é denominada "mutação".
Com até quatro códons diferentes podem corresponder a um mesmo aminoácido, a mutação de uma base nitrogenada pode não resultar na alteração aminoácido codificado, sendo, neste caso, chamada de " mutação silenciosa".
A INSERÇÃO DE GENES NO ORGANISMO
A inserção de genes no organismo de atletas passou a serconhecida como "doping genético", após ser incluída pela Agência Mundial Antidoping na lista de procedimentos proibidos pelos atletas. O objetivo desse procedimento é aumentar ou reduzir a expressão de uma ou mais proteínas, visando aumentar o desempenho atlético. Esse procedimento também poderia ser utilizado em lesões do aparelho locomotor, visando acelerar a recuperação do tecido muscular...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Explicando a mente
  • Explicando a Criatividade
  • Explicando o que e-commerce
  • Explicando Filosoficamente
  • EXPLICANDO NUMERALIZAÇÃO
  • explicando uma vela
  • Explicando o cérebro
  • O que é mito? Explicando o milagre de Ourique

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!