Explicação dos capítulos XV ao XX do livro "O Príncipe" de Maquiavel

Páginas: 3 (575 palavras) Publicado: 23 de outubro de 2013

CAPÍTULO XV - As razões pelas quais os homens, especialmente os príncipes, são louvados ou vituperados (desprezados)
"Quem quiser praticar sempre a bondade em tudo o que faz está fadado asofrer, entre tantos que não são bons”
EXPLICAÇÃO
Para ser um príncipe, não poderá apenas ser bom, liberal, terá de ser miserável, para não ser desprezado e perder sua autoridade perante o povo, sendoassim terá o respeito, segurança e bem-estar da sociedade.

CAPÍTULO XVI - A liberalidade e a parcimônia
"Um príncipe liberal gastará todo o seu tesouro, sendo por fim obrigado a impor pesadostributos ao povo, o que fará com que seja odiado pelos súditos [...] Se o príncipe corrigir sua liberalidade será passado como miserável [...]"
EXPLICAÇÃO
Para aquele que já é príncipe a liberalidadeé prejudicial, mas para aquele que está a caminho ser tido como liberal é necessário. O mais importante é que, o príncipe não seja odiado ou desprezado, a liberalidade leva a uma dessas condições.CAPÍTULO XVII - A crueldade e a clemência. Se é preferível ser amado ou temido
• "Os homens têm menos escrúpulos em ofender quem se faz amar do que quem se faz temer, pois o amor é mantido por vínculosde gratidão que se rompem quando deixam de ser necessários, já que os homens são egoístas; mas o temor é mantido pelo medo do castigo, que nunca falha."
EXPLICAÇÃO
O amar vem de acordo com cadahomem, mas o temor lhes é imposto; sendo assim o Príncipe deve fazer o uso do que lhe tem nas mãos, e não no que depende da vontade alheia.

CAPÍTULO XVIII – A conduta dos príncipes e a boa fé“Todos vêem nossa aparência, poucos sentem o que realmente somos, e estes poucos não ousarão opor-se à maioria que tenha a majestade do Estado a defendê-la."

EXPLICAÇÃO
O que importa paraum Príncipe é a aparência que passa para os seus subordinados, muitas vezes sendo o contrário do que pensa o povo, mas conseguindo esconder o que se é de verdade.
CAPÍTULO XIX - Como se pode evitar o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Maquiavel
  • Principe
  • Capítulo IV de O Príncipe de Maquiavel
  • Resumo de Capitulo principe de maquiavel
  • Resumo por capítulos
  • Livro o principe de nicolau Maquiavel
  • Resumo do livro principe de maquiavel
  • Livro

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!