Expimento De Solidifica O

707 palavras 3 páginas
Experimento de Solidificação¹
Igor Vasconcelos², Paula Fantini², Felipe Vitoriano² e Felipe Escovedo².
1 Relatório referente aos experimentos realizados no dia 09/04/2014 e 11/04/2014, no Laboratório de Materiais de Construção Mecânica.
2 Alunos de graduação da disciplina Engenharia Mecânica - Faculdade de Tecnologia, Universidade de Brasília (UnB) – Brasília, DF – Brasil.
1. Introdução O experimento realizado trata-se de um tratamento térmico feito em uma liga de chumbo-antimônio, obtendo-se no ao final uma curva tempo x temperatura em que são analisadas as transformações de fase que a liga passa. Também é analisado o diagrama de fases da liga para ser discutida a que concentração a liga se encontra.

2. Materiais e Métodos
Liga de Chumbo-Antimônio;
Cadinho;
Manta térmica;
Forno;
Termopar do tipo K;
Tenalis;
Computador;
Receptor de dados do termopar. A liga de Chumbo-Antimônio, depositada em um cadinho, foi posta no forno até que esta atingisse uma temperatura de 400 graus Celsius. Em seguida, foi retirada do forno com o auxílio de Tenalis e posta para repousar entre duas mantas térmicas, uma ficou na superfície inferior e a outra, com um furo para a passagem do termopar, na superfície superior. Foi introduzido, pelo furo da manta térmica superior, um termopar do tipo K que estava plugado a um receptor de dados ligado ao computador.
Figura 1 - Exemplo do aparato experimental¹.

Deixou-se a amostra da liga de Chumbo-Antimônio se resfriar a temperatura ambiente evitando possíveis agitações, até a sua completa solidificação. Em seguida, observou-se a plotagem do gráfico pelo software no computador.

3. Resultados e Discussões Após a realização do experimento, foram coletados os dados do experimento e então foram plotados os pontos em um gráfico.

Gráfico 1 - Gráfico a partir dos dados obtidos do experimento. Foi observado no processo de resfriamento da amostra de Chumbo-Antimônio que houve uma queda de temperatura aproximadamente linear até a temperatura de

Relacionados