Experincia n 09 TITULA AO

905 palavras 4 páginas
TITULAÇÃO

1. Objetivos:

No final desta experiência o aluno deverá ser capaz de:
Determinar a concentração de uma base por titulação;
Dominar a técnica de titulação;

2. Introdução:

Na ciência e na indústria, freqüentemente é necessário determinar a concentração de íons em soluções. Para determinar a concentração de um ácido ou uma base, um método chamado titulação é utilizado. A titulação utiliza o fato de que ácidos são neutralizados por bases para formar sal e água.
O ponto em que uma solução ácida for completamente neutralizada por uma solução básica é chamado de ponto de equivalência e neste ponto o número de íons H+ é igual ao número de íons OH-.
As concentrações de muitos compostos são usualmente expressas como molaridade (mols/litro), e as concentrações de ácidos e bases são freqüentemente expressas em normalidade (N), assim a normalidade de um ácido é o número de equivalentes (nE), por litro de solução.

M = n/V ; n = m/MM ; N = nE/V ; nE = m/E ; E = MM/ ; M = N;

Onde: MM é a massa molecular, m é a massa em gramas, E é o equivalente grama e  é o número de íons ionizáveis H+ ou OH-.

Então podemos dizer que a molaridade de um ácido ou uma base multiplicada pelo número de hidrogênios ionizáveis ou oxidrilas é igual a sua normalidade. Além disso, o número de mols de um ácido ou base multiplicado pelo número de hidrogênios ionizáveis ou oxidrilas é igual ao que denominamos de equivalentes.
O ponto quando a base neutraliza um ácido (ou vice versa) pode ser detectado com um indicador, que muda de cor com o excesso de íons H+ ou OH-. A fenolftaleína é um indicador desse tipo, quando em meio ácido a fenolftaleína é incolor, mas com excesso de íons OH- numa solução ela se torna cor de rosa.

Fator de uma solução ou fator de correção (f)
Quando se pesa um reagente para se fazer uma solução, pode-se cometer erros provenientes da operação ou do equipamento e a normalidade obtida é suposta, isto é, não é verdadeira.
Por exemplo: se ao pesar 40g de

Relacionados

  • CONTROLE DE QUALIDADE DO LEITE RECEBIDO NA PLATAFORMA DE LATICÍNIO EM CEREJEIRAS/RO
    6137 palavras | 25 páginas