Experimeto do mrua

825 palavras 4 páginas
Este experimento tem como objetivo estudar as características dos movimentos, nesse caso será estudado o movimento uniforme (MRUA)). Foram coletadas várias medidas como: variação do tempo, espaço, velocidade , das acelaracoes medidas calculamos a aceleração média.Para tanto fora convencionado uma divisão espacial de 0,1 metros em 4 intervalos de onde seriam marcados os respectivos tempos de passagem da esfera.
Após a coleta dos dados construímos tabelas e gráficos. Nessas tabelas e gráficos pudemos observar algumas peculiaridades, tal como a presença da aceleração devido ao ângulo do plano inclinado.
INTRODUÇÃO
Elaboramos uma experiência amparados de materiais específicos onde determinamos o ângulo que o plano faz com a horizontal e uma certa distância para calcularmos o tempo que o objeto leva para fazer o trajeto determinado. A partir desses dados coletados calculamos ainda a velocidade do objeto em um certo ponto, a partir disso constatamos que a velocidade mudava com o passar do tempo o que nos dá a idéia de movimento uniformemente variado.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Um móvel que parte do repouso (), deve ser acelerado para adqirir velocidade. Se a aceleração é uniforme (constante), a velocidade cresce linearmente com o tempo.
Já o espaço percorrido, não varia mais linearmente com o tempo, pois a velocidade não é mais constante. Mas de que forma o espaço varia ? A experiência demonstrativa a seguir é uma forma de responder esta questão.
A experiência mostra que o espaço percorrido pelo móvel acelerado uniformemente depende do quadrado do tempo (o quadrado de uma quantidade é o produto desta quantidade por ela mesma). Assim, odemos escrever a importante relação matemática entre o espaço percorrido e o tempo do percurso : | (3) |

É importante assinalar que o símbolo denota proporcionalidade, e não igualdade, portanto, é natural supor que a equação possui mais termos.
Para um móvel que parte da posição , como velocidade inicial e aceleração constante , no

Relacionados