EXPERIMENTO3ExtracaoliquidoliquidoparteI

2948 palavras 12 páginas
EXPERIMENTO 3
EXTRAÇÃO LÍQUIDO-LÍQUIDO

1. INTRODUÇÃO As substâncias orgânicas obtidas de fontes naturais ou mesmo através de reações químicas raramente estão puras. No caso de uma reação química que gerou uma mistura de substâncias, o produto principal pode ser removido por filtração, caso seja um sólido insolúvel no meio reacional, ou pode ser destilado, se for um líquido de baixa temperatura de ebulição. No entanto, esses casos são minoria e o que se observa é a necessidade de realizar extrações seletivas ou lavagens do meio reacional para remoção das impurezas. Na maioria das vezes, as impurezas e reagentes inorgânicos solúveis em água podem ser removidos com facilidade pela lavagem do composto orgânico ou de sua solução em um solvente orgânico volátil insolúvel em água, que em uma segunda etapa pode ser eliminado por evaporação. Alguns compostos orgânicos, apesar da baixa solubilidade em água, podem facilmente ser transformados em derivados solúveis em meio aquoso. Compostos contendo grupos ácidos ou básicos, após tratamento com bases ou ácidos inorgânicos, respectivamente, originam sais solúveis. Ambos os processos de separação e purificação descritos anteriormente envolvem a técnica denominada de extração, ou mais precisamente, extração líquido-líquido.
1.1. TEORIA DA EXTRAÇÃO LÍQUIDO-LÍQUIDO A extração envolve a transferência de um soluto de um solvente para outro. Essa transferência ocorre porque o soluto é mais solúvel no segundo solvente do que no primeiro. Os dois solventes devem ser imiscíveis para que ocorra a formação de um sistema bifásico. Em geral, utiliza-se um funil de separação (Figura 1, p.2) para se realizar a extração líquido-líquido em escala laboratorial.

Figura 1. Esquema de montagem para extração líquido-líquido. A Figura 2 ilustra de maneira geral o processo de extração. No início, as substâncias hipotéticas A (representada por ●) e B (representada por ) estão misturadas na fase aquosa. Após a adição de um solvente

Relacionados