Experimento e relatório

Páginas: 12 (2941 palavras) Publicado: 29 de setembro de 2012
EXPERIMENTO E RELATÓRIO

Prezad@s alun@s,

Abaixo estão quatro possibilidades de Experimento e Relatório. Vocês deverão escolher uma dessas possibilidades e seguir as instruções dadas. Os tutores estarão à disposição para dirimir possíveis dúvidas.
Os experimentos sugeridos referem-se a crianças em idade pré-escolar e escolar e, portanto, abrangem as faixas etárias estudadas na Unidade 1 e2.

Para a realização dos experimentos, é necessário tomar providências básicas e iniciais:

1º. Procure entrar em contato com uma ou mais crianças de idades entre 0 e 12 anos (a idade irá variar conforme o experimento). Assim que encontrar, peça autorização dos responsáveis por ela para que ela participe com você de um trabalho de observação de sua disciplina. Explique que a criança não seráexposta a situações que a prejudiquem e que você apenas fará algumas perguntas e tarefas para analisar o modo como a criança responde.
2º. Escolha um local em que seja possível ficar a sós com a criança, sem a concorrência de estímulos como televisão, barulho ou outras pessoas.
3º. Não se esqueça de levar com você: caneta, papel, os materiais necessários para a realização da atividade e oprotocolo em que você fará o registro da observação.
4º. Faça o registro da data, do local (se foi em casa, na escola) e das características da criança participante (exemplos: nome fictício, idade, sexo, escolaridade).

Bom trabalho!















POSSIBILIDADE 1

DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM – A FALA
Roteiro para experimento

Neste experimento, você observará como evolui afala. Para isso, deverão observar o comportamento comunicativo/expressão oral de duas crianças entre seis meses e quatro anos. Siga os seguintes passos:
a) Escolha duas crianças de idade diferentes, de preferência uma mais próxima dos seis meses e outra mais próxima dos quatro anos. Por exemplo, você pode selecionar uma criança de um ano e meio e outra de três anos. É importante que haja umintervalo de pelos menos seis meses entre elas.
b) Como neste experimento você precisa que a criança se expresse gestual ou verbalmente, uma única visita a ela não é suficiente para realizar a atividade de observação, pois ela pode ficar inibida por estar sendo observada. Portanto, planeje-se para realizar no mínimo três visitas às crianças em três dias diferentes, de preferênciaconsecutivos (ou com intervalo máximo de um dia entre as visitas).
c) Planeje visitas de aproximadamente 30-40 minutos. Organize brincadeiras para realizar com a criança durante as quais você observará seu comportamento. Nessas brincadeiras a criança deve ter oportunidade tanto para responder às suas ações como experimentador(a) quanto para agir ativamente, ou seja, iniciar as interações.
d) Asvisitas podem ser realizadas em qualquer local (escola, casa da criança, sua casa), desde que você certifique-se que não haverá interferências durante o tempo que durar sua interação com a criança.
e) Você pode, se desejar, filmar as visitas (com autorização expressa dos pais das crianças) ou gravar em audio as interações (já que se trata de uma análise da fala). Apenas no caso de filmar emvídeo você poderá observar as duas crianças ao mesmo tempo e analisá-las separadamente posteriormente (neste caso, certifique-se de que a filmagem terá qualidade suficiente para distinguir os comportamentos das duas crianças). Se resolver gravar as interações em audio ou apenas registrar no protocolo de observação (descrito abaixo), então você deverá agendar visitas individuais às crianças.
f)Ao final de cada visita, descreva suas impressões sobre a observação.


Segue o protocolo no qual você anotará suas observações:


Protocolo de observação


Criança: (código ou nome fictício)


Idade: (em meses ou anos/meses)


Visita: (número da visita)


Descrição da criança: (seu humor, seu nível de atividade, suas reações à interação)...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • relatório de experimento
  • Relatório do Experimento
  • Relatorio de Experimento
  • Relatorio de experimento
  • Relatorio de experimentos
  • Relatorios de experimentos
  • relátorio de experimentos
  • Relatorio Experimento

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!