EXPERIMENTO: MOVIMENTO UNIFORME

404 palavras 2 páginas
Escola de Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio
“ Pedro Chaves dos Santos “

Disciplina: FÍSICA

Ano Letivo: 2011
Ano:
Turno: MATUTINO
Turma: A, B e C

Carga Horária bimestral (h/a): 50 min.

Professor (a): Petterson Dias

Experimento II
Movimento Unidimensional
Objetivos Gerais: determinar velocidade média.
Introdução: O objetivo deste experimento é caracterizar o tipo de movimento efetuado por uma arruela ao longo de uma barra roscada.
Material Fornecido:
1. Uma barra roscada de 1 metro de comprimento
2. Uma arruela
3. Um suporte de madeira
3. Uma régua
Procedimento:
Coloque a arruela no extremo superior da barra e solte-a. Observe seu movimento até a arruela atingir o outro extremo do cilindro. Repita este procedimento quantas vezes achar necessário. O objetivo será caracterizar o movimento da arruela. Na maior parte dos casos, o movimento da arruela claramente muda depois que ela desce alguns centímetros. Preocupe-se apenas em estudar este segundo movimento . Coloque sempre a arruela com a parte mais áspera, de bordas arredondadas, para cima.A partir de suas observações, estabeleça uma origem para medir a posição da arruela. Utilize o giz para fazer a marca na barra.

Sugestão 1: Sugere-se adotar a origem após a parte do movimento a ser estudado começar, geralmente em torno de 10 cm a partir da extremidade superior da barra. Com o giz e a régua, construa uma escala para medir a posição da arruela durante seu movimento.

Sugestão 2 : sugere-se adotar intervalos na faixa entre 10 cm. Utilize o cronômetro para medir o tempo. Em caso de dificuldades com o uso do cronômetro, solicite ajuda do Petter. A arruela deve ser lançada diversas vezes para obter todos os dados necessários para responder às questões.
Questões:
1) Questão:
Determine o tempo necessário para que a arruela atinja as marcas estabelecidas por você na barra, conforme a tabela abaixo. Note que as medidas de tempo devem ser feitas 3 vezes.

Relacionados