Experimento 6

Páginas: 5 (1201 palavras) Publicado: 16 de abril de 2014



Curso de Engenharia Mecânica

5º Experiência:
Física experimental II


Relatório 05- Pêndulo simples



Professor: Décio Alves da Silva
Aluno:
Matricula:
Turma: 3105





Habilidade e Competência

Neste trabalho, por meio de constatações e resultados obtidos mediante experimento prático realizado em laboratório, mostraremosque o movimento de um pêndulo simples descreve um M.H.S. (Movimento Harmônico Simples), desde que este seja para ângulos pequenos.
O fenômeno físico conhecido como pêndulo simples é definido como “um sistema composto por uma massa acoplada a um pivô que permite sua movimentação livremente. A massa fica sujeita à força restauradora causada pela gravidade. Quando afastamos a massa da posição derepouso e a soltamos, o pêndulo realiza oscilações. Ao desconsiderarmos a resistência do ar, as únicas forças que atuam sobre o pêndulo são a tensão com o fio e o peso da massa m.” O seguinte relatório tem como propósito final, constatar a relação entre o período de oscilação e a amplitude.

Material necessário
Um sistema de sustentação principal com tripé triangular, haste principal, sapatasniveladoras, painel suporte com dispositivo de variação continua do fio de engate rápido, duas massas pendulares, uma escala milimetrada (Régua), um cronometro.
Montagem e Procedimento
















Andamento da atividade
A LEI DO ISOCRONISMO PARA PEQUENAS OSCILAÇÕES DO PÊNDULO SIMPLES

1º) Desloque o pêndulo simples 10 cm da sua posição de equilíbrio (amplitude) e o abandone.a) Descreva o observado em relação ao movimento executado pelo pêndulo. 
Resp: O pendulo foi colocado 10 cm em relação ao 0 da régua de 30 cm utilizado no experimento. Quando o pendulo foi abandonado no ponto determinado ele voltou para a posição de onde foi deixado, fazendo-se uma oscilação completa.
b) Determine o intervalo de tempo que o pêndulo leva para executar uma oscilação completaResp: 1,8 s
c) Refaça por três vezes a atividade anterior, anotando para cada caso, o tempo que o pêndulo levou para executar uma oscilação completa.
Resp: 1°) 1,6; 2°) 1,8; 3°) 2,0
d) O tempo encontrado para cada oscilação completa foi o mesmo? Justifique a sua resposta. 
Não. Porque o intervalo de tempo entre o instante que uma pessoa vê o fenômeno que reage ao mesmo é de aproximadamente0,2 seg. No experimento realizado a diferença das três marcações foram de 0,2 seg, entendo que se não houvesse esta falha humana as marcações sairiam iguais.
2º) Determine o intervalo de tempo que o pêndulo leva para executar 10 oscilações completas.

Resp: 12,8 s
a) Com o intervalo de tempo obtido, calcule o tempo médio que o pêndulo levou para executar uma oscilação completa. 
Resp: 12,8/ 10 = 1,28 s.










O Período do Pêndulo Simples. 


O intervalo de tempo que um pêndulo leva par executar uma oscilação completa é denominado de período e é simbolizado por (T) A unidade do período no SI. 
A unidade de período no SI é o segundo (s).


3º) justifique a utilização do método adotado no item anterior e não o de uma única e simples medida para determinar operíodo (T)
Resp: Quando se repete os experimentos varias vezes, você faz uma média de resultados, você tira maior precisão de que em uma única e simples medida.
A Frequência do Pêndulo Simples
4º) Determine a frequência (f) (número de oscilações completas realizadas pelo móvel em 1 segundo utilizado nesta atividade.
Resp: 1 / 1,28 = 0,78125 HZ.
A unidade da frequência no SI
A unidade defrequência no SI é o Hertz e é simbolizada por Hz: 1Hz = 1 s ⁻ ¹
5º) Desloque o pêndulo sucessivamente para amplitudes de 5, 10, 15, 20 e 25 cm, medindo o tempo de 5 oscilações, preenchendo a primeira coluna existente na Tabela 1.
Tabela I
Posições pendulo
Deslocamento inic. (cm)
Tempo de 5 osci.
Período (s)
Freq. (Hz)
1
5
5,6
1,12
0,89285
2
10
5,8
1,16
0,86206
3
15
5,6
1,12...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Experimento ¨6
  • Experimento 6
  • experimento nylon 6-6
  • Experimento 8 Grupo 6
  • Experimento 6 Grupo 15
  • experimento 6 fq 2
  • experimento 6
  • Relat Rio Experimento 6

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!