Experimento 2 Movimento De Um Porjétil

991 palavras 4 páginas
EXPERIÊNCIA : 2 - Movimento de um projétil
RESUMO
O experimento consiste na investigação do movimento de uma esfera ao ser lançada de uma canaleta inclinada em relação à horizontal. Utilizando-se uma câmera e um computador para analisar e descrever a trajetória da esfera, foi possível comparar o movimento obtido com as equações da trajetória de um projétil.
Observou-se que os valores obtidos experimentalmente da velocidade e ângulo de lançamento foram:

I. INTRODUÇÃO
Em diversas práticas esportivas observa-se movimentos balísticos, ou movimento de projéteis, como no golfe, ping-pong e tênis. Esse tipo de movimento bidimensional envolve as componentes horizontal e vertical da velocidade de um corpo.
Uma propriedade do movimento de prójeteis é o fato de se desprezar a resistência do ar, sendo ele sujeito apenas à aceleração da gravidade, e o de que a partícula descreve uma trajetória plana, ou seja, ela se desloca ao longo de um mesmo plano no espaço. Sendo assim, escolhendo o movimento no plano cartesiano XY e tomando como base o lançamento de uma partícula do ponto P(0,0) com velocidade V0 que faz um ângulo com a horizontal, pode-se ilustrar o movimento da seguinte maneira:

Figura 1 – Movimento de um projétil
II. TEORIA
Ao se analisar o movimento de projéteis, percebe-se que o movimento horizontal e o movimento vertical são independentes. Tal fato, verificado experimentalmente por Galileu, permite analisar o movimento em cada direção de forma separada. Sendo assim, tomando como base o movimento descrito na Figura 1, tem-se a seguinte análise:
1. Movimento Horizontal:
Na horizontal, desprezando-se o atrito com o ar, não haverá aceleração nessa direção. Sendo assim, a velocidade Vx permanecerá constante durante toda trajetória e será dada por: Eq. (1)
Logo, a equação da posição X(t) pode ser obtida da seguinte maneira: Eq. (2)
2. Movimento Vertical:
Na vertical o objeto se comporta como se fosse uma bola atirada para cima, sujeita apenas à aceleração da

Relacionados