Experimento 1 - física 1

Páginas: 9 (2227 palavras) Publicado: 4 de outubro de 2011
ÍNDICE

OBJETIVOS pág. 02

INTRODUÇÃO pág. 03

TEORIA pág. 04/05

PROCEDIMENTOS EXPERIMENTAIS pág. 06/11

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS pág. 12

OBJETIVOS

- Conhecer um paquímetro e um micrômetro

- Medir as arestas de um bloco de alumínio

- A partir das medidas efetuadas discutir erros de medidas

- Encontrar o volume da peça medida

-Encontrar a densidade da peça

- Determinar a propagação de erros, utilizando os valores encontrados.
INTRODUÇÃO

A Física é uma ciência cujo objeto de estudo é a Natureza. Assim, ocupa-se das ações fundamentais entre os constituintes elementares da matéria, ou seja, entre os átomos e seus componentes. Particularmente na Mecânica, estuda-se o movimento e suas possíveiscausas e origens.

Ao estudar um dado fenômeno físico interessa-nos entender como certas propriedades ou grandezas associadas aos corpos participam desse fenômeno. O procedimento adotado nesse estudo é chamado de método científico, e é basicamente composto de 3 etapas: observação, raciocínio (abstração) e experimentação. A primeira etapa é a observação do fenômeno a sercompreendido. Realizam-se experiências para poder repetir a observação e isolar, se necessário, o fenômeno de interesse. Na etapa de abstração, propõe-se um modelo (hipótese) com o propósito de explicar e descrever o fenômeno. Finalmente, esta hipótese sugere novas experiências cujos resultados irão ou não confirmar a hipótese feita; se ela se mostra adequada para explicar um grande número defatos, constitui-se no que chamamos de uma lei física. Estas leis são quantitativas, ou seja, devem ser expressas por funções matemáticas. Assim, para estabelecermos uma lei física está implícito que devemos avaliar quantitativamente uma ou mais grandezas físicas, e portanto realizar medidas.

É importante notar que praticamente todas as teorias físicas conhecidasrepresentam aproximações aplicáveis num certo domínio da experiência. Assim, por exemplo, as leis da mecânica clássica são aplicáveis aos movimentos usuais de objetos macroscópicos, mas deixam de valer em determinadas situações. Por exemplo, quando as velocidades são comparáveis com a da luz, deve-se levar em conta efeitos relativísticos. Já para objetos em escala atômica, é necessário empregar amecânica quântica. Entretanto, o surgimento de uma nova teoria não inutiliza as teorias precedentes. É por isso que continuamos utilizando a mecânica newtoniana, desde que estejamos em seu domínio de validade.

TEORIA

ERROS

Por mais cuidadosa que seja uma medição e por mais preciso que seja o instrumento, não é possível realizar uma medida direta perfeita. Ou seja,sempre existe uma incerteza ao se comparar uma quantidade de uma dada grandeza física com sua unidade. Segundo sua natureza, os erros são geralmente classificados em três categorias: grosseiros, sistemáticos e aleatórios ou acidentais.

Erros Grosseiros:

Ocorrem devido à falta de prática (imperícia) ou distração do operador. Como exemplos podemos citar a escolhaerrada de escalas, erros de cálculo, etc.. Devem ser evitados pela repetição cuidadosa das medições.

Erros sistemáticos:

Os erros sistemáticos são causados por fontes identificáveis, e, em princípio, podem ser eliminados ou compensados.

Estes fazem com que as medidas feitas estejam consistentemente acima ou abaixo do valor real,prejudicando a exatidão da medida. Erros sistemáticos podem ser devidos a vários fatores, tais como:

- Ao instrumento que foi utilizado;
Ex: intervalos de tempo feitos com um relógio que atrasa;

- Ao método de observação utilizado;
Ex: medir o instante da ocorrência de um relâmpago pelo ruído do trovão associado;

- A efeitos ambientais;
Ex: a medida do comprimento de uma barra de metal, que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Experimento sobre
  • experimento física 1
  • Física 1
  • EXPERIMENTO 1 – MEDIDAS FISICAS
  • Experimento fisica 1
  • roteiro experimento de fisica 1
  • Física 1 experimento mola
  • Experimento fisica 1 lab anhanguera

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!