Experimentar

Páginas: 3 (667 palavras) Publicado: 29 de novembro de 2012
Como aparece Deus no processo de vida – morte – ressureição da linguagem

Uma crise das imagens de Deus nas religiões, nas igrejas e nas sociedades contemporâneas. Uns proclamam a morte de Deus,outros tentam elaborar imagens mais modernas e adequadas à nossa realidade. Por que não romper com o mundo das imagens? Há os que pensam de acordo com instância a originária do que as imagens: aexistência humana, histórica, aberta e dinâmica, onde, fato, transparece o Mistério, a dimensão de iminência e a de transcedência, isto é, aquilo que chamamos de Deus. Tudo está o encontro de Deus juntamentecom o mundo, no mundo e através do mundo.
Deus só é real para o ser humano se ele tiver sua experiência com Ele no mundo, por isso projetamos imagens e representações de Deus, e assim concretizamosnossa experiência. É por isso surge esse problema: O valor da imagem?

a) A montanha é montanha: Saber – Imanência – Identificação

No início com a experiência com deus, damos nomes aochamá-lo, como de Senhor, Pai, Mãe, Santo. A palavra cabe àquilo que experimentamos de Deus.
Estas palavras representam aquilo que não pode ser representado: pai bondoso ou mãe infinita de ternura.Deus é identificado com os conceitos de que dele fazemos. Ele habita nossos conceitos e nossas linguagens.
Podemos nos encontrar com Deus dentro de nossa alma, com ele podemos falar, através orações,ao cair dos joelhos e esperar por sua benção e graça.
A montanha é montanha, Deus-Pai-e-Mãe de infinita ternura

b) A montanha não é montanha: Não-saber – Transcência – Desindentificação

Numsegundo momento com a experiência de Deus, o ser humano se dá conta insuficiência das imagens. Tudo que dizemos dele é figurativo e simbólico. Ele além do conceito. Deus é simplismente transcedente.Mas como compreender o Deus-Pai ao lado da devastação que aniquilam parte do biótico da terra, ou até mesmo das injustiças, de inocentes que pagam algo que não fez? Como conciliar Deus-Mãe com...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • só para experimentar
  • Brincar experimentar
  • Como experimentar deus
  • Se quiser experimentar deus
  • Se quiser experimentar deus
  • Como experimentar a sensação do eterno?
  • análise crítica do livro experimentar Deus
  • Resenha sobre o texto experimentar sem medo de errar

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!