EXPERIMENTAL DA FORÇA CENTRÍPETA NO MCU

1056 palavras 5 páginas
Disciplina: Física Experimental
Professor: M. Ss.

RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA:
DETERMINAÇÃO EXPERIMENTAL DA FORÇA CENTRÍPETA NO MCU

Alunos do período:

Setembro/2013

INTRODUÇÂO

1ª Lei de Newton - Princípio da Inércia: Exemplo: Quando estamos em um carro em movimento e este freia repentinamente, nos sentimos como se fôssemos atirados para frente, pois nosso corpo tende a continuar em movimento. Estes e vários outros efeitos semelhantes são explicados pelo princípio da inércia, cujo enunciado é:
"Um corpo em repouso tende a permanecer em repouso, e um corpo em movimento tende a permanecer em movimento." Então, conclui-se que um corpo só altera seu estado de inércia, se alguém, ou alguma coisa aplicar nele uma força resultante diferente se zero.

2ª Lei de Newton - Princípio Fundamental da Dinâmica: Quando aplicamos uma mesma força em dois corpos de massas diferentes observamos que elas não produzem aceleração igual. A 2ª lei de Newton diz que a Força é sempre diretamente proporcional ao produto da aceleração de um corpo pela sua massa, ou seja:

Onde:
F é a resultante de todas as forças que agem sobre o corpo (em N); m é a massa do corpo a qual as forças atuam (em kg); a é a aceleração adquirida (em m/s²).

Força Centrípeta: Quando um corpo efetua um Movimento Circular, este sofre uma aceleração que é responsável pela mudança da direção do movimento, a qual chamamos aceleração centrípeta, assim como visto no MCU. Sabendo que existe uma aceleração e sendo dada a massa do corpo, podemos, pela 2ª Lei de Newton, calcular uma força que assim como a aceleração centrípeta, aponta para o centro da trajetória circular. A esta força damos o nome: Força Centrípeta. Sem ela, um corpo não poderia executar um movimento circular.

Vamos quantificar esta força. Consideremos um objeto de massa M descrevendo, com uma velocidade linear v, uma trajetória circular de raio r. O objeto encontra-se, portanto,

Relacionados

  • IAVE F Sica E Qu Mica A 10
    115613 palavras | 463 páginas
  • Manual do Professor T picos de F sica 3
    48781 palavras | 196 páginas