Experimentação em Rousseau, etnocentrismo e Relativismo Cultural

Páginas: 5 (1215 palavras) Publicado: 13 de dezembro de 2013
Introdução à Antropologia


1. O filósofo Jean-Jacques Rousseau, que viveu no século XVIII, é considerado um dos principais precursores das ciências humanas. Em seu “Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens" (1754-55) Rousseau lamentou que marinheiros, comerciantes, soldados e missionários “só souberam perceber, no outro lado do mundo, o que poderiam notar semsair de sua rua”, e que estes viajantes não descreviam os “verdadeiros traços que distinguem as nações”. Rousseau propôs, então, uma nova forma de observar a vida humana e um novo conceito de homem para entendê-la.
a) Qual foi o método de observação que propôs? (20 pontos)
> Neste trecho do livro, Rousseau começa por relatar como os Europeus que realizavam viagens descreviam os lugaresvisitados. Segundo o autor depois de séculos de viagens e expedições dos europeus a outras regiões, o que se pode perceber foi uma visão limitada e estereotipada desses povos, e mais, os europeus se preocuparam muito em conhecer seus gêneros tropicais, suas riquezas e construções mas, pouco se empenharam em conhecer os habitantes dessas terras como eles realmente são, seus costumes e culturas, muitasvezes, aliás, os viajantes descreveram os povos desconhecidos como criaturas apenas parecidas com os homens, isso por que, segundo Rousseau os europeus reconhecem apenas os próprios europeus, suas crenças e culturas e viajavam para reafirmar os interesses do seu Estado e não para conhecer os homens. Para o autor, até mesmo os homens bem letrados tem dificuldade de entender as filosofias outros povos,tratam as diferenças com preconceitos. O provérbio citado por Rousseau: “que os homens, em todos os lugares, são os mesmos e que, possuindo em todos os lugares as mesmas paixões e os mesmos vícios” é usado para reafirmar que os viajantes só descreviam os povos de maneira superficial.
O método de observação sugerido por Rousseau consiste em viajar para conhecer os homens por suas conformidades ediferenças, sacudir os preconceitos, que estes homens busquem o conhecimento global de todos os tempos e todos os povos e, não a distinção isolada de um povo. Os viajantes deveriam buscar conhecer os homens, seus costumes e cultura e não, suas pedras plantas e construções. Para o autor, não podemos julgar o gênero humano se conhecemos nossos povos apenas pelo nome.
b) Em que o novo conceito dehomem se afastava das concepções teológicas que prevaleciam na época medieval? (20 pontos)
> O novo conceito de homem ou a nova sugestão dos meios de se conhecer os homens se afastam das concepções teológicas que prevaleciam na época medieval por que a Igreja Católica, neste momento, sobrepunha sua crença a todos homens e a todas as outras formas de crença espiritual, desse modo, conhecer oshomens de todos os povos reconhecendo suas características e crenças significaria abrir uma brecha que a igreja não permitia que fosse aberta nem na Europa, Os missionários viajavam não para conhecer e absorver as culturas e crenças de outros povos, mas sim, para impor sua própria crença. Este conhecimento profundo do homem não seria de maneira alguma positivo em uma concepção teológica para a igrejacatólica, por que, como foi citado por Rousseau, os europeus jamais reconheciam oh homens que não fossem europeus, e a Igreja, que tinha grandes interesses em propagar sua crença, jamais aceitaria também que as crenças distintas de tantos outros povos fosse vivida nem muito menos, propagada na Europa.
2. Se existem correspondências entre as raças e as culturas humanas, quais e por quê? Justifiquesua resposta. Dê ao menos um exemplo para mostrar ou para refutar os argumentos segundo os quais os atributos raciais explicariam as diferenças culturais que se observa entre as populações humanas. (30 pontos)
Relacionar as características sociais e psíquicas das culturas humanas com fatores biológicos ou contribuição das raças é sempre uma forma de segregação, mesmo se as observações forem...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Etnocentrismo e relativismo cultural
  • Etnocentrismo e relativismo cultural
  • Etnocentrismo Relativismo Cultural
  • Etnocentrismo e Relativismo Cultural
  • Cultura, Etnocentrismo e Relativismo Cultural
  • etnocentrismo, xenofobia e relativismo cultural
  • Etnocentrismo e relativismo cultural
  • Evolucionismo, etnocentrismo e relativismo cultural

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!