Experimentação de Quimica

Páginas: 6 (1300 palavras) Publicado: 22 de outubro de 2013
INTRODUÇÃO
Nesta primeira aula de Experimentação, conhecemos e observamos de perto os materiais mais utilizados em laboratório, para experiências e diversos tipos de análises. Nos foi apresentado pipetas, copo de Becker, funis, condensadores, bureta, os balões de fundo chato e de fundo redondo, cadinho, bico de Bunsen, as provetas, entre outros materiais fundamentais para a realização deexperimentos em laboratório. Os que obtivemos contato e fizemos manuseio foram as pipetas, o copo de Béquer e a pêra pipetadora, os quais realizamos apenas a atividade de encher a pipeta com água (que se encontrava depositada no copo de Béquer), através do manuseio com a pêra pipetadora. Atividade apenas para adquirirmos maior firmeza e facilidade em lidar com os materiais. Como primeira atividade nosfoi dado dois tipos de extratores para que fizéssemos pesquisas afim de descobrir seus funcionamentos e onde eles podem ser aplicados, também nos foi proposto pesquisar sobre pipetas quais tipos existem e quais suas diferenças.

OBJETIVOS
Dominar o manuseio de materiais e equipamentos;
Obter conhecimento científico sobre vidrarias e outros materiais.

MATERIAIS E METODOSForam utilizados livros disponíveis na biblioteca da Unipampa - campus Uruguaiana e sites da Internet, artigos e conversas com outras pessoas que já trabalharam com este material.


RESULTADOS E DISCUSSÃO

EXTRATOR DE SOXHET

O Extrator de Soxhlet é um equipamento de laboratório inventado por Franzvon Soxhlet em 1879. É um extrator versátil utilizado para separar sólidos de líquidos de formaautomática sem misturar os dois compostos. Sua versatilidade permite aplicar uma grande quantidade de técnicas de extração, definidas em quatro modos diferentes:
Soxhlet Padrão - a extração ocorre sob o solvente condensado que, periodicamente, é trocado por uma nova porção.
Soxhlet Aquecido - a extração ocorre sob o solvente condensado aquecido, que periodicamente é trocado por uma nova porção.Esta operação leva à uma extração mais rápida.
Extração por Imersão a quente - a extração ocorre sob a ebulição do solvente. O princípio é comparável às extrações do método Randall ou Twisselman.
Extração Contínua - a amostra é constantemente lavada com solvente condensado.
Cada modo de extração pode ser ajustado em até nove etapas – 1ª. Extração,
2ª. Enxágue e 3ª - 9ª Secagem – que sãoeletronicamente controlados garantindo condições de reprodutibilidade e resultados confiáveis. Com design totalmente inerte, permite a utilização de qualquer solvente de extração com ponto de ebulição de até 150ºC e, se necessário, é possível adicionar gás inerte em qualquer etapa do processo. Seu sensor de nível ajustável permite a otimização do processo de acordo com a quantidade de amostra,reduzindo o consumo de solvente e acelerando o processo de extração.














Funcionalidade
Como extrator de Soxhlet funciona evaporando o solvente e condensando o material solido. Quando o solvente que esta sendo condensado ultrapassa certo volume, ele escoa de volta para o balão volumétrico, onde é aquecido, e novamente evaporado. Os solutos são concentrados no balão volumétrico. Osolvente, quando entra em contato com a fase sólida, está sempre puro, pois vem de uma destilação.

Aplicação
Ele foi originalmente desenvolvido para a extração de lipídeos a partir de um material sólido e quaisquer outros compostos difíceis de extrair a partir de material sólido. Sua aplicação é para realizar extrações sólido-líquido de forma automática de acordo com os métodos oficiais deextração.

EXTRATOR DE CLEVENGER

Este extrator é o mais compacto, robusto, que requer menor aquecimento do material e que possibilita uma condensação adequada do óleo essencial.











Funcionalidade
O Extrator de Clevenger é um extrator de óleos essenciais, que permite extrair óleos mais densos ou menos densos que água. A leitura de pequenas quantidades de óleo é feita com...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Relatório de experimentação quimica
  • Experimentação no Ensino de Quimica
  • Experimentacao em quimica 2
  • Experimentação no ensino de Quimica
  • Experimentação química- Solução padrão
  • Experimentação no ensino de química
  • A importância da experimentação no ensino de química
  • A EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!