Experiencia piagenianas

Páginas: 8 (1965 palavras) Publicado: 28 de setembro de 2012
Este trabalho foi uma atividade prática das teorias piagetianas aplicado por meio método clínico e de observação, com o objetivo principal de descrever a experiência do grupo na aplicação do exame de conservação de quantidade de matéria, líquidos e números estudados na disciplina de processos psicológicos básicos II.

O teste de conservação consiste em estabelecer uma relação entre a mesmaquantidade de matéria em variações de forma, de líquidos em recipientes de formatos diferentes e de números com posições diversificadas, no qual podemos verificar o nível do estágio cognitivo das crianças.

Realizamos a experiência com uma criança que se encontra no estágio pré-operatório, outra no operatório concreto e outra no operatório formal para fazermos uma análise entre as respostas.

A -Conservação de matéria (resposta e reação)

Inicialmente colocamos duas massas de modelar iguais e com cores diferentes, tanto no formato como na quantidade, diante das crianças em momentos diferentes e sem contato entre elas. Nomeamos as massas de modelar de C1 e C2.

Maria Antônia, 4 anos (pré-operatório)

1-Perguntamos se a quantidade de massa era a mesma no C1 e C2. Maria Antônia depoisde analisar através da visão e do tato o C1 e C2 respondeu que sim, mas se houvesse interferência dizendo que C1 tinha mais massa, ela dizia que C1 tinha mais massa, o mesmo ocorreu com C2. Mas uma vez identificado como iguais (sem interferência), deformou-se C1 em forma de bola.

Resposta/reação: C2 contém mais massa, porque está esticado (sem interferência), mas mudou de idéia de acordo com ainterferência.

2-Deformou-se C2 em forma de bola.

Resposta/reação: C1 e C2 são iguais, porque se parecem (sem interferência), mas mudou de idéia de acordo com a interferência.

3-Deformou-se C1 em forma de bolacha.

Resposta/reação: C2 contém mais massa, porque está achatado (sem interferência), mas mudou de idéia de acordo com a interferência.

4-Deformou-se C2 em forma de bolacha.Resposta/reação: C1 e C2 são iguais, porque se parecem (sem interferência), mas mudou de idéia de acordo com a interferência.

5-Deformou-se C1 em forma de salsicha.

Resposta/reação: C2 contém mais massa, porque está esticado (sem interferência), mas mudou de idéia de acordo com a interferência.

6-Deformou-se C2 em forma de salsicha.

Resposta/reação: C1 e C2 são iguais, porque separecem (sem interferência), mas mudou de idéia de acordo com a interferência.

Maryanna, 07 anos (operatório concreto).

1-Perguntamos se a quantidade de massa era a mesma no C1 e C2. Maryanna depois de analisar visualmente C1 e C2 respondeu que sim. Uma vez identificado como iguais, deformou-se C1 em forma de bola.

Resposta/reação: C2 contém mais massa, porque está esticado (seminterferência), mas mudou de idéia depois da interferência, que mostrou que não havia modificação na quantidade de massa.

2-Deformou-se C2 em forma de bola.

Resposta/reação: C1 e C2 são iguais, porque são do mesmo tamanho (sem/com interferência).

3-Deformou-se C1 em forma de bolacha.

Resposta/reação: C1 contém mais massa, porque está achatado (sem interferência), mas mudou de idéia depois dainterferência, que mostrou que não havia modificação na quantidade de massa.

4-Deformou-se C2 em forma de bolacha.

Resposta/reação: C1 e C2 são iguais, porque se parecem (sem/com interferência).

5-Deformou-se C1 em forma de salsicha.

Resposta/reação: C2 contém mais massa, porque está esticado (sem interferência), mas mudou de idéia depois da interferência, que mostrou que não haviamodificação na quantidade de massa.

6-Deformou-se C2 em forma de salsicha.

Resposta/reação: C1 e C2 são iguais, porque se parecem (sem/com interferência).

Samuel, 13 anos (operatório formal)

1-Perguntamos se a quantidade de massa era a mesma no C1 e C2. Samuel analisando rapidamente (visualmente) C1 e C2 respondeu que sim. Uma vez identificado como iguais, deformou-se C1 em forma de bola....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Experiencias
  • Experiencias
  • Experiencias
  • experiencia
  • Experiencia
  • experiencia
  • experiencias
  • Experiencias

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!