Experi ncia 1 An lise Gravim trica

853 palavras 4 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS
QUÍMICA ANALÍTICA EXPERIMENTAL

Experimento 1: Análise Gravimétrica

INTRODUÇÃO

O experimento realizado teve como principal objetivo o estudo da gravimetria, ou seja, uma análise quantitativa na qual se determina a massa da espécie desejada através de sua separação do resto da amostra. As vantagens da análise gravimétrica estão em sua precisão quando usadas balanças modernas e na facilidade de identificar impurezas em contato com o precipitado. Existem vários métodos gravimétricos, como por exemplo:
- a gravimetria de volatilização, que consiste na conversão de um analito a um gás de composição conhecida, então o peso desse gás é a medida da concentração do analito;
- a eletrogravimetria, onde ocorre a deposição da substancia desejada em um eletrodo por meio de uma corrente elétrica;
- a gravimetria de extração, que consiste na extração de um ou mais solutos que estão dissolvidos em uma determinada solução através da transferência desses solutos para um segundo solvente imiscível com o primeiro;
- na gravimetria por precipitação a substância que está sendo analisada é convertida a um precipitado que é filtrado, lavado e posteriormente pesado. Nesta prática foi usado o método da precipitação para a determinação de níquel em amostras de ligas metálicas de concentrações já conhecidas. Para isso houve uma reação de níquel (Ni) com dimetilglioxima (DMG), pois em soluções levemente básicas essa reação forma um precipitado vermelho e volumoso de um composto chamado dimetilglioximato de níquel (Ni(DMG)2). A estrutura molecular deste composto pode ser representada da seguinte forma:

OBJETIVO

Determinar a porcentagem em massa de níquel, contido em solução de uma liga metálica, através do método da gravimetria e utilizando dimetilglioxima para reagir com o níquel.

MATERIAL UTILIZADO

- 1 cadinho de Gooch
- 1 proveta de 10,0 ml
- 1 termômetro
- 1 frasco de kitassato
- 1 béquer de 600,0 ml
- 1 vidro de

Relacionados