Experiências pibid: desafios do ensino de história do (no) campo

Páginas: 20 (4924 palavras) Publicado: 4 de maio de 2013
EXPERIÊNCIAS PIBID: DESAFIOS DO ENSINO DE HISTÓRIA DO (NO) CAMPO
Amanda Monteiro Melo
amandamonteiro5@hotmail.com
José Ronaldo das Chagas
joseronaldo.chagas@gmail.com
Orientador: Professor Me. Antônio Barbosa Lúcio
Ablucio1@yahoo.com.br
Universidade Estadual de Alagoas UNEAL. CAPES/PIBID
RESUMO
O presente trabalho tem como objetivo relatar a experiência obtida no Programa Institucionalde Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID. Será demonstrada uma análise da indisciplina como um dos fatores que interferem no ensino-aprendizagem na doutrina de História em uma escola do ensino fundamental II localizada na zona rural do município de Arapiraca Estado de Alagoas. Para a elaboração deste trabalho, além de pesquisas bibliográficas, foram realizadas observações em 20(vinte) aulas deHistória e aplicados questionários abertos com alunos do 6º ao 9º ano que foram avaliados sob o ponto de vista metodológico da pesquisa qualitativa. Partimos do pressuposto de que o ensino de História, ao não levar em conta as especificidades do indivíduo camponês, com práticas pedagógicas que emane e reflita o meio vivido, tende a favorecer a não aceitabilidade do aluno aos conteúdos trabalhadosocasionando dispersão, constituindo-se um dos principais desafios a ser enfrentado pelo professor de História. Freire (2002) defende a necessidade de se trabalhar com os alunos a realidade concreta a que se deve incorporar a disciplina cujo conteúdo se ensina associando conteúdo/realidade. Na análise de Abreu (2007) a História quando não contribui com a vida cotidiana e o presente torna-se um passadoinacessível e abstrato ao aluno. Embora tais problemas educacionais sejam comuns em escolas públicas, estes são agravados quando se volta para escolas públicas da zona rural, onde fica clara a lógica excludente e selecionadora do Sistema Capitalista. Os resultados da pesquisa apontam que o ensino de História é percebido pelos alunos como dissociado da realidade do camponês, tornando-sedesinteressante. Ou seja, não propicia condições de reflexão para além da lógica do capital, transmitindo e reafirmando os valores da classe dominante.
Palavras chaves: Ensino de História. Educação do campo. Desafios.
1.0 INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como objetivo relatar a experiência obtida no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID. Será demonstrada uma análise daindisciplina. Como um dos fatores que interferem no ensino-aprendizagem na doutrina de História em uma escola do ensino fundamental II localizada na zona rural do município de Arapiraca Estado de Alagoas. A maioria dos professores quando perguntados sobre seus alunos no sentido de comportamento não hesitam para falar sobre o problema da rebeldia dos alunos. Assunto esse que sempre era explanado nasala dos professores, da escola pesquisada. Porém nesse trabalho iremos nos ater ao estudo de História, foi à matéria que tivemos o contato direto durante nossa pesquisa.
Procuramos observar e levantar questionamentos sobre tudo o que acontecia nas aulas, o porquê da indisciplina? Como esses professores tratavam seus alunos? Como os alunos se identificavam com as aulas? Como os conteúdostrabalhados em sala de aula eram transferidos para a vida dos alunos?
Observamos como os alunos se relacionavam com pais, amigos e professores. Brincadeiras que mais gostavam que tipo de músicas, esportes e etc. Buscamos entender a indisciplina não enquanto falha da prática pedagógica, mas, como forma de transgressão das regras estabelecidas. Buscamos ouvir professores, alunos e, também, funcionários daescola, tudo que pudéssemos nos levar a um consenso do que levaria a essa indisciplina do alunado de hoje.
Realizamos uma reflexão geral, econômica e social de tudo que vimos, buscando a compreensão e os motivos de alguns professores e alunos, não se entenderem nas salas, analisando o porquê de todos os lados, do professor e do aluno. Demonstraremos o inter-relacionamento entre o Sistema...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A inclusão do “outro” no ensino de História: relato de experiência do PIBID
  • Educação do campo sua história e desafios
  • O ENSINO DE HISTÓRIA NA ESCOLA DO CAMPO
  • ENSINO DE CARTOGRAFIA BÁSICA UMA EXPERIÊNCIA DO PIBID GEOGRAFIA
  • PIBID/HISTÓRIA: NOVAS EXPERIÊNCIAS E POSSIBILIDADES DE CRESCIMENTO
  • PIBID: A DESVALORIZAÇÃO DO ENSINO DE HISTÓRIA NAS ESCOLAS PÚBLICAS
  • PIBID- EXPERIENCIAS
  • Experiencia com pibid

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!