Experiências: foguete a alcoól e vela

Páginas: 3 (729 palavras) Publicado: 10 de junho de 2013
Foguete Alcóol
O fogo quando acendido no pequeno orifício da garrafa faz com que o álcool que está la dentro entre em combustão.

Com essa combustão os gases que estão dentro da garrafa se expandem.Como a garrafa é pequena e não há espaço suficiente para todo aquele gás, a pressão interna aumenta e o gás tenta sair pelo orifício. Como o orifício é pequeno e há muito gás, a pressão e amovimentação dos gases fazem com que a garrafa se movimente.

Se você alterasse um pouco o experimento poderia fazer a garrafa explodir devivo a pressão. (ou então pegar fogo, mas aí não tem graça...)
Vela
Que avela se apaga logo que é coberta pelo frasco, não há qualquer dúvida. Assim que o oxigênio é consumido, pelo menos em parte, a combustão dos hidrocarbonetos da vela cessa. Quanto à subida do nível daágua, poderá haver alguma dificuldade ao se tentar explicar o fenômeno. Se o estudante fizer uma busca na internet por uma explicação para este fenômeno, provavelmente ficará confuso com a variedade dehipóteses disponíveis para justificar a subida do nível d'água.

A explicação mais comum refere-se ao consumo do oxigênio no interior do frasco, devido à combustão. Argumenta-se que, como há cerca de21% de oxigênio no ar, este ao ser consumido faz com que o nível da água suba até que o volume gasoso no interior do frasco seja também reduzido em 21%. O mais incrível é que, de fato, a reduçãoobservada nesse volume é cerca de 20%! Isso torna essa hipótese muito muito sedutora. Só que devemos lembrar que o consumo de oxigênio gera outros produtos gasosos (CO2 e H2O), que passam a ocupar ovolume do oxigênio. Vamos analisar a reação. Para simplificar, vamos supor que a composição da vela seja 100% do hidrocarboneto decano (C10H22). A reação é a seguinte:
2 C10H22 (s) + 31 O2 (g) -> 20CO2 (g) + 22 H2O (g)
Podemos notar que, em princípio, o volume gasoso aumenta à medida em que a reação ocorre; 31 moles reagindo e 42 moles sendo produzidos. Na verdade esta é uma afirmação falsa,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Experiencia da vela
  • Experiência da vela
  • Experiencia da vela
  • A experiencia da vela
  • RELATÓRIO EXPERIÊNCIA COM VELA
  • experimento: foguete movido a álcool
  • Relatório Experiência do Foguete
  • Experiencia para verificar o teor de alcool na gasolina

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!