Experiências da educação a distância no maranhão

Páginas: 7 (1590 palavras) Publicado: 23 de maio de 2012
EXPERIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO MARANHÃO
O Maranhão na década de 60 enfrentava graves problemas sócio-econômicos e apresentava uma estrutura educacional deficiente, que requereu especial atenção dos governantes.

O déficit de escolas médias (hoje, Escolas de Nível Fundamental e Médio) era enorme, muito maior do que o das escolas primárias. O que era gravado pela constatação de que amaioria dessas escolas pertencia a particulares, o que dificultava o acesso da população menos favorecida, mais numerosa e mais carente de conhecimento.

Dentro desse contexto, as Escolas Médias, não atendiam a realidade sócio-educacional do Estado, o que implicava na falta de oportunidade, para a população de idade escolar, de ingresso na Escola Pública.

Outro aspecto do sistema educacionalda época era o da falta ou insuficiência de professores qualificados para esse grau de ensino.

Diante a essa realidade, o governo do Maranhão, em 1968, optou por soluções criativas e inovadoras na área educacional, criando para o interior o Estado o Projeto João de Barro que pretendia inserir o homem rural no processo de desenvolvimento sócio econômico racionalizado e o Projeto Bandeirantes parasanar o impasse das escolas médias nas zonas urbanas dos municípios.

Para a capital, São Luís, na qual a demanda concentrada de vagas era maior, o governo optou pela utilização da chamada tecnologia educacional – a televisão, meio capaz de solucionar simultaneamente, os problemas inerentes a qualidade de ensino, a demanda de vagas e a urgência em atendê-las.

No intuito de viabilizar talprojeto o Governo implantou em 1969, o Centro Educacional do Maranhão – CEMATVE.

A Televisão Educativa no Maranhão foi criada em 1° de dezembro de 1969 e se tornou referência nacional, principalmente por ser experiência pioneira no Brasil, expressando um projeto pedagógico inovador, com proposta sui generis1 de ensino, com ações estudantis durante o ano letivo, tais como: feiras de ciências,festival de artes, olimpíadas e exposição de artes práticas, que motivavam e que complementavam a aprendizagem das matérias (ALMEIDA, 1973).

A TVE do Maranhão foi pioneira no Brasil na utilização da televisão como recurso didático para promover o Ensino Fundamental da 5ª a 8ª série, regular e tinha como metas:

• Aumentar a taxa de escolarização, com aprimoramento da qualidade de ensino;
• Suprira falta de pessoal qualificado para ensino dessa faixa etária;
• Programação estruturada como Televisão Didática;
• Dar ao Estado condições, a longo e médio prazo, de implantar o processo de desenvolvimento, para preparação de mão-de-obra qualificada e a criação de aspirações sócio-culturais na população, capazes de impulsionar o processo de desenvolvimento;
• O projeto era inovador por servirà formação dos adolescentes, utilizando a televisão educativa, pelo modelo de inclusão e atuação dos professores como docentes e comunicadores, além dos bons resultados pedagógicos e sociais que vinha apresentando.

O uso da televisão não era apenas para transmitir ensino, ela era utilizada também como um instrumento de incentivo junto a classe popular para que exercitassem seusquestionamentos, estimulassem o espírito crítico, objetivando uma participação democrática.

O sistema de Televisão Educativa do Maranhão destinava-se a uma produção exclusivamente instrucional, utilizando o ensino à distância e presencial concomitantemente, diversificação e abrangência das atividades curriculares, utilização de princípios inovadores de aprendizagem, onde o aluno tornava-se o sujeito econstrutor do próprio conhecimento. É um sistema de televisão utilizando uma recepção organizada, com alunos regularmente matriculados em classes regulares, com controle de freqüência e acompanhamento de seu desempenho nas áreas curriculares, dos materiais utilizados, de sua avaliação e sua promoção. Foi um sistema de televisão destinado à população de baixa renda, impossibilitados de freqüentar...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Educação a distância
  • Educaçâo a distância e ensino a distância
  • EDUCAÇÃO A DISTANCIA
  • educação a distancia
  • Educação a distância
  • educacão a distância
  • Educação à Distância
  • educação à distancia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!