Experiência

Páginas: 2 (263 palavras) Publicado: 30 de maio de 2013
Disciplinas: Metodologia do Ensino de Ciências Naturais e Meio Ambiente para o Ensino de História e Geografia
Curso: Pedagogia Módulo: 6.2

Experimento - Explosão deCores
“Foi realizada uma experiência muito legal e que fez muito sucesso chamada Explosão de Cores”. Quando expliquei as crianças que faríamos uma experiência uma dascrianças perguntou: o que é experiência? Respondi de forma bem simples para que compreendessem. Fazemos experiências para experimentarmos as coisas, é quando vivemos coisasdiferentes! Vi que estavam curiosos para saber qual era a experiência.

- Lista Materiais
Leite
Corantes de várias cores
Detergente

- Objetivo(s)
O objetivo maior não foiestudar nenhuma lei, mas sim provocar a curiosidade dos pequenos, ouvir suas hipóteses, estimular o senso de observação.
.
- Execução

Essa experiência foi um pouco deleite no prato fundo, várias gotas de corante, sem misturar. Pinguei uma gota de detergente sobre uma das cores, e isso pareceu “explodir” depois pinguei uma gota sobre asoutras cores e elas se misturaram formando efeitos diferentes. Após a realização da experiência, explicamos como a reação química ocorre. A tensão superficial aconteceporque as moléculas de leite na superfície sofrem uma grande atração entre elas. No interior do líquido, todas as moléculas do leite sofrem essa mesma força de atração, mas emtodas as direções. As moléculas de leite na superfície sofrem a atração apenas das moléculas na horizontal e das outras que estão abaixo, já que em cima tem apenas ar. Odetergente consegue romper a tensão superficial e as cores explodem!

- Referências
http://alquimistaspontocom.blogspot.com.br/2009/12/experimentos-explosao-de-cores.html
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Experiencias
  • Experiencias
  • experiencia
  • Experiencia
  • experiencia
  • experiencias
  • Experiencias
  • minha experiencia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!