Experiência e educação john dewey

Páginas: 7 (1505 palavras) Publicado: 10 de junho de 2013
John Dewey. Experiência e educação. Petrópolis: RJ: Vozes, 2010.

Apesar de todo momento estabelecer um duelo entre a Educação tradicional e a educação progressiva, ao final de seu texto John Dewey (2010) afirma não ter como objetivo diferenciar estas duas, mas sim, através de uma análise do sistema educacional definir o que é o melhor para a educação. Até porque estas duas não são de tudoopostas, afinal seria incoerente dizer que os alunos não podem ter experiências na educação tradicional. Logo se este não era o principal objetivo do autor não nos seria conveniente fazermos o mesmo. Entretanto, o filósofo apresenta características das duas sendo elas:
* Educação tradicional: o conteúdo da educação é um conjunto de informações e habilidades elaboradas no passado, tal como, regrase modelos de conduta, uma educação moral. Enfatiza o preparo do jovem para suas futuras responsabilidades através de um “plano de organização”. Nesta esfera o conhecimento se encontra nos livros didáticos e os professores são apenas um instrumento que conduzem os alunos a este material, os conhecimentos chegam ao aluno como um produto já acabado. Os métodos de aprendizagem e os comportamentosesperados são incoerentes com a capacidade de correspondência do jovem. O autor se mostra um tanto quanto receoso aos resultados deste tipo de educação.
* Educação progressiva/nova: enfatiza a individualidade do aluno. É o aprendizado por meio da experiência! Neste o aluno adquire habilidades e técnicas como meios de atingir suas necessidades diretas. Seria uma educação mais condizente com arealidade do aluno. Entretanto esta apresenta alguns problemas tais como o significado da matéria curricular e de sua organização, quais os fatores de controle estão ligados á experiência? A questão nem seria rejeitar a autoridade, mas sim buscá-la sob uma nova definição, para isto seria necessário uma filosofia bem elaborada dos fatores sociais que operam na construção da experiência individual.Cabe-nos lembrarmos de que pra Dewey a educação está fundamentada nos fatores sociais, e que apesar de se aproximar mais da educação progressista não deixa de ressaltar que ela não tem como objetivo a solução de problemas, até mesmo porque ela nos traz outros.
Na construção de uma nova filosofia da educação o papel do professor estaria em descobrir a conexão entre passado e presente existentes naexperiência, o conhecimento do passado deve ser tido como um meio para se alcançar o desenvolvimento, entretanto de que maneira o interesse do jovem no conhecimento do passado influenciaria na sua vida do presente/futuro?
Temos que nem todas as experiências são educativas, logo cabe ao educador a ter conhecimento das que fazem parte deste meio. Uma experiência pode limitar as possibilidades denovas experiências, devido o aumento de uma habilidade automática, assim como também pode gerar hábitos desconexos, é necessário que haja um autocontrole! Sendo assim, um dos problemas da educação experimental é selecionar o tipo de experimento que possa ser dado continuidade (continuum experencial). “O fato de a educação tradicional ser uma questão de rotinas na qual os planos e programas sãoherdados do passado não significa que a educação progressiva seja uma questão de improvisação sem planos.” (DEWEY. 2010.p.29), sua direção deve ser dada por meio de ideias. É difícil mudar os métodos educacionais e sempre que tentamos fazê-lo acabamos por nos remeter as nossas velhas experiências. Toda experiência é uma forma de movimento! A tarefa do educador é ver em que direção ela caminha.
Comrelação ao continuum experencial tem-se que este conceito está relacionado a todas as tentativas em discriminar tendências de valor educativo, tal fato é necessário para permitir que se pense em um tipo diferente de educação. A educação está vinculada ao mundo em que vivemos, sofremos constantemente influências externas (imprensa, tribunas, palanques, enfim, instituições sociais.).
É um erro...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • John Dewey
  • Metodologia da educação de john dewey
  • A contribuição de john dewey à educação
  • Resumo
  • O conhecimento e a experiência educativa segundo John Dewey
  • As contribuições de Anísio Teixeira e John Dewey para a Educação
  • John Dewey
  • John dewey

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!