Experiência de consumo

Páginas: 4 (918 palavras) Publicado: 4 de dezembro de 2011
Faculdades Atlântico Sul do Rio Grande
Anhanguera Educacional
Componente Curricular de Comportamento do Consumidor
Professora
7º Semestre

Experiência de Consumo

Rio Grande, 07 de maio de2008.
O que é Experiência de Consumo?

Para compreender como funciona a Experiência de Consumo, é necessário ir além do processo de decisão de compra e admitir que aquilo que os consumidores fazeme a forma como utilizam os bens adquiridos também influenciam seus comportamentos. Analisar a experiência dos consumidores em situações de uso e consumo dos produtos é fundamental, sempreconsiderando os elementos que a compõem: o contexto, os estímulos sensoriais, os processos cognitivos, as respostas afetivas, as atividades e o processo de avaliação do produto e da experiência em si. Mas, acimade tudo, exige a visão do consumidor como um indivíduo emocionalmente envolvido com o consumo, como principal ferramenta para identificar a real existência deste marco na compra.
Em suasmanifestações mais recentes, o consumo vem sendo identificado como uma atividade cada vez mais cultural e simbólica, do que propriamente econômica (Barbosa; Gomes, 2004; Campbell, 2001). Para o consumidorcontemporâneo, não se trata apenas de satisfazer necessidades básicas ou supérfluas, buscar status, ou mesmo “ter para ser”, mas de algo que alguns especialistas vem denominando como “consumo daexperiência”: o consumidor sabe que bens, marcas, produtos ou serviços permitem o acesso direto a conteúdos e informações, além de conectá-los a determinadas paisagens imaginárias, permitindo fazê-los experimentar epartilharem diferentes formas de afeto, estimulando as sensações, tanto como aspectos emotivos, sentimentos e estados de subjetividade, muitas vezes sem precisar deslocar-se.

Em seu artigo,Descobrindo a Experiência de Consumo, Marcio Reis diz que:

"A experiência de consumo de um produto tanto pode residir nos aspectos tangíveis como o produto em si (o desenho do interior de um...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Laboratório de experiência de consumo
  • VAREJO DE LUXO: OS TEMPLOS E A EXPERIÊNCIA DE CONSUMO
  • Consumo e Cidadania: o perfil e a experiência dos usuários do Procon/Sergipe
  • Por que visitar museus; experiências e representações sociais: reflexões sobre o uso e o consumo das imagens.
  • Posicionamento estratégico: A experiência de consumo com conceito de luxo para o consumidor final de Fast Fashion
  • Experiencias
  • Experiencias
  • Experiencias

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!