Experiência 4

Páginas: 4 (754 palavras) Publicado: 6 de dezembro de 2012
Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ
Faculdade de Engenharia
Departamento de Engenharia Elétrica
Máquinas II – Laboratório



















Levantamento dasCaracterísticas da Máquina Síncrona









1. Introdução Teórica

No estator das máquinas síncronas encontra-se alojado o enrolamento trifásico do induzido que é percorrido por um sistematrifásico de correntes. No rotor encontra-se o indutor que é percorrido por corrente contínua.
Em funcionamento normal, esta máquina gira a velocidade constante que é determinada pelafreqüência de alimentação f e pelo número de pares de pólos p.
Em funcionamento como gerador e isolado da rede, é necessário controlar a velocidade da máquina motriz de forma a obter-se velocidade efrequência constantes em qualquer regime de carga. Quando se usar esta máquina ligada a uma rede elétrica de potência muito superior, como a frequência da rede é constante, a velocidade de rotação damáquina também será constante.
Com o rotor em movimento a corrente no indutor criará um campo magnético girante. Por esse fato aparecerá um sistema trifásico de forças eletromotrizes E no induzido.Esta força eletromotriz designa-se por força eletromotriz em vazio. Quando haja possibilidade de se fecharem correntes pelo induzido, aparecerá então outro campo girante, síncrono com o primeiro. Podeentão escrever-se a seguinte equação na convenção “gerador” e em regime permanente sinusoidal quando a máquina apresenta rotor cilíndrico:


[pic]

Onde:

V - tensão aos terminais duma fase doinduzido,
I - Corrente numa fase do induzido,
ra - resistência duma fase do induzido,
Xs- reatância síncrona.

[pic]

Ensaio em vazio

O Ensaio em vazio é efetuado com os enrolamentos doinduzido em aberto. Mantém-se a velocidade de rotação constante e varia-se a corrente de excitação If. Obtém-se a tensão aos terminais em função da corrente de excitação. Como I=0, E = V e,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Experiencia 4
  • 4 experiencia eletronica
  • Física Exp
  • Relat rio Experiencia 4
  • Relatorio Experiencia 4
  • Experiencia 4 cinetica quimica
  • Relatório da Experiência 4 Flip-Flop
  • Relatório fisexp4 UFRJ

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!