EXPANSAO MARITMA PORTUGUESA E A OCUPA AO DO LITORAL BRASILEIRO

2277 palavras 10 páginas
UNIUBE – Universidade de Uberaba

EXPANSÃO MARÍTIMA PORTUGUESA E A OCUPAÇÃO DO LITORAL BRASILEIRO

2015

EXPANSÃO MARÍTIMA PORTUGUESA E A OCUPAÇÃO DO LITORAL BRASILEIRO

Trabalho apresentado ao componente: o projeto colonizador europeu no Brasil e seu desenlace I, do curso de História, como requisito p/ avaliação parcial de avaliação da primeira etapa.

2015
SUMÁRIO

01 Introdução 3
02 Trechos relevantes da História da Província de Santa Cruz, de Pêro de Magalhães Gândavo 4
2.1 A Organização Social dos Índios e Contato com O Colonizador------------------- 6
2.2 O que Levou a Expansão Marítima Portuguesa-------------------------------------- 8
03 Conclusão 10
04 Referências 11

01 INTRODUÇÃO
Neste trabalho procuramos destacar e comentar alguns trechos relevantes da História da Província de Santa Cruz, de Pêro de Magalhães Gândavo, onde mostra a visão do colonizador português em relação à “descoberta” da América. Devemos tomar cuidado ao usar o termo descoberta, pois muito antes do colonizador chegar na America, civilizações indignas já habitavam ali. Mostraremos a riquezas existentes no território que seria explorado, como também a modificação cultura e organização social dos povos que ali habitavam em contato com o europeus.

02 Trechos relevantes da História da Província de Santa Cruz, de Pêro de Magalhães Gândavo Gândavo (1980, p.35)
Esta Provincia Santa Cruz alem de ser tamfertil como digo, e abastada de todos os mantimentos necessarios pera a vida do homem, he certo ser tambem mui rica, e haver nella muito ouro e pedraria, de que se tem grandes esperanças. E a maneira como isto se veio a denunciar e ter por causa averiguada foi por via dos Indios da terra. Os quaes como nam tenham fazendas que os detenham em suas patrias, e seu intento nam sejam outro senam buscar sempre terras novas, afim de lhes parecer que acharão nellasimmortalidade e descanço perpetuo, aconteceu levantarem-se huns poucos de suas

Relacionados