Expansão Europeia

Páginas: 9 (2072 palavras) Publicado: 19 de agosto de 2015
E.E.E.F.M Marechal Cordeiro de Farias







Expansão europeia
e
Conquista da América












Pimenta Bueno
2014


Apresentação

A história da expansão europeia e a conquista da América é cativante pelo fato de mostrar ao leitor a garra e a determinação dos seus participantes, a coragem e a sabedoria claro também a ganancia e o aproveitamento uma história cheia de conquistas e de grandesderrotas um marco histórico onde relata as proezas dos seres humanos os sonhos, os desejos e a euforia pela descoberta do novo e desconhecido algo que cindimos ao nosso caráter que nos mostra sentimentos e ações que vemos e sentimos hoje em dia herdada dos nossos ancestrais.




















A expansão europeia e a conquista da América retrata um período de disputas pelo poder tanto politicas comoreligiosas. A expansão europeia começou em Portugal com o inicio das disputas e da comercialização. O país que mais se destacou na expansão europeia foi Portugal onde tudo começou. Os governos e as monarquias nacionais desenvolveram vários métodos para garantir o controle político.
Podemos dizer que a expansão europeia foi um método de aumentar e aperfeiçoar a Europa politicamente e fisicamente,fazendo assim um território mais independente.
A conquista da América foi dividida em dois reinos, e quem saiu na frente nesta empreitada foi a Espanha com Cristóvão Colombo, em 1492, que procurava o caminha para as Índias e convenceu-se de que o encontrará. A chegada dos espanhóis á América insere-se no contexto da Expansão marítima europeia, o que levou a Espanha ao poder do novo continente foia luta travada contra os habitantes nativos, os Incas e os Astecas.
Assim chegou a coroa portuguesa também com seus interesses, e pressionou para mudarem o acordo e assim foi assinado o Tratado de Tordesilhas dividindo o continente entre os dois países. Podemos afirmar que a conquista da América foi de forma exploratória, não vieram para a América em busca de terras para povoar, eles ocupavam oespaço, apropriando-se de suas riquezas. Os espanhóis dizimaram as populações indígenas, impondo sua cultura, língua e religião.














Estado Moderno

Durante o Predomínio do feudalismo, a Europa dividia-se em diversos reinos. Em cada reino, o poder politico era partilhado entre os grandes senhores feudais.
Isso começou a mudar nos séculos finais da Idade Média, quando teve inicio umprocesso de fortalecimento da autoridade do rei.
O processo de centralização politica, que levou a formação dos Estados Modernos não ocorreu de forma brusca.
Ainda assim, havia setores da nobreza e da burguesia que estavam mais preocupados com o desenvolvimento econômico e a construção de sociedades que garantissem ordem social. Acreditavam que com o poder centralizado, o Estado se tornaria uminstrumento mais poderoso e eficiente na implementação de diversas medidas de seu interesse.
Esses setores da nobreza e da burguesia acabaram vencendo a disputa com os defensores do poder local, e o processo de centralização avançou.
No processo de consolidação do Estado Moderno, os governos das monarquias adotaram uma série de meios para garantir o controle politico do Estado. Entre eles, podemos citar:Burocracia Administrativa - Corpo de funcionários que desempenhavam as tarefas da administração pública;
Força militar - Forças armadas permanentes, para assegurar a ordem publica e a autoridade do governo;
Leis e Justiça unificadas - Legislações nacionais e uma justiça publica atuante no território do Estado;
Sistema tributário - Cobrança de tributos regulares e obrigatórios.






Portugal

Um dosprimeiros países europeus a pôr em pratica uma eficiente centralização politico-administrativa.
Durante a reconquista formaram-se inicialmente alguns reinos católicos no norte da península. E as terras que iam sendo reconquistadas dos árabes no avanço cristão eram transformadas em condados.
Nomeado para administrar Potucale (um condado), D. Henrique de Borgonha trabalhou pela autonomia do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Expansao europeia
  • Expansão Europeia
  • Expansão europeia
  • A Expansão Européia
  • A Expansão Europeia
  • Expansão europeia
  • Expansão européia
  • expansão europeia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!