expansão europeia

Páginas: 8 (1974 palavras) Publicado: 6 de novembro de 2014
CAPITULO 1 : A expansão europeia

O final da idade média foi difícil para os europeus. A Guerra dos Cem Anos entre França e a Inglaterra (1337-1453), a epidemia da peste negra e a desorganização da produção agrícola, que levou a um surto de fome, tiveram profundas consequências. Muitas rotas comerciais terrestres foram interrompidas, a população diminuiu significativamente.A tomada da atividade comercial se fez de forma lenta, na mesma medida em que a expansão demográfica ia se restabelecendo.
Vários fatores acabaram por forçar a burguesia europeia a buscar novas alternativas para expandir o comercio. A saída encontrada foi a navegação atlântica. Teve origem assim o processo de expansão marítima europeia.
A formação dos Estados modernos naEuropa, ou seja, a centralização do poder por um estado, dominando varias cidades iniciou-se com a aproximação entre a monarquia e a burguesia, que tinham o mesmo interesse e recursos monetários.
A interferência dos reis nas negociações mercantis foi uma das facetas do caráter absolutista do seu poder. Modificava-se, assim, o sistema politico feudal, em que cada vassalo reinava soberanamentesobre seu feudo. Estimulando a atividade mercantil, o monarca ampliava a arrecadação de impostos e se fortalecia ainda mais. Com os recursos, mantinha uma poderosa administração estatal, com vasta burocracia, constituída essencialmente de membros da nobreza, que sustentavam seu poder.
A participação dos portugueses no comercio europeu ganhou impulso no inicio do século XV. A precoce centralizaçãomonárquica – com a Revolução de Avis em 1385 – associando-os poderes políticos concentrados nas mãos do rei aos interesses do setor mercantil teve papel decisivo na organização das grandes navegações portuguesas.
As viagens pelo Oceano Atlântico, que recebeu a denominação de expansão marítima europeia, tiveram como pano de fundo, desse modo, o estimulo governamental, somado ao interesse dogrupo mercantil em ampliar sua área de atuação comercial. Os nobres também se envolveram nas expedições, interessados em conquistas e novos domínios. O evento considerado como marco inicial dessa expansão foi a tomada de Ceuta pelos portugueses, em 1415.
Pouco antes de a expansão marítima portuguesa atingir o objetivo de chegar às Índias, a Espanha acabou por organizar expedições atlânticas,tornando-se a segunda monarquia europeia a fazê-lo. A primeira viagem espanhola, bastante modesta, foi concebida em 1492 pelo navegador genovês Cristóvão Colombo. Partiu em agosto daquele mesmo ano, em três pequenas caravelas, com o objetivo de atingir as Índias contornando o globo terrestre, navegando sempre em direção ao Ocidente. Procurava, desse modo , uma rota alternativa àquela controladapelos portugueses no sul, em torno da África.
Umas das medidas adotadas pelos reis europeus para promover o fortalecimento financeiro do Estado moderno foi a adoção de um conjunto de práticas econômicas conhecidas como mercantilismo. Vale observar que esse termo não existia nesse período, ele só passou a ser usado por economistas do final do século XVIII, referindo-se às rígidas praticasintervencionistas do Estado na economia durante os séculos XV ao XVIII.
O ideal metalista era a concepção de que uma maior quantidade de metais preciosos viabilizaria a obtenção de maior riqueza. Outras praticas visavam obter uma balança comercial favorável, que associava o poderio e a riqueza de uma nação a sua capacidade de exportar mais que importar.
Baseados nesse entendimento sobrerecursos econômicos, muitos reis adotaram medidas para ampliar as exportações. Representando grandes possibilidades de acúmulo de riqueza, a colonização passou a ser o principal recurso pelo qual os Estados europeus tentaram atingir seus objetivos mercantilistas.

CAPITULO 4: Arte e tecnologia
Na Europa, a dinamização comercial sustentou-se no fortalecimento da burguesia, que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Expansao europeia
  • Expansão Europeia
  • Expansão Europeia
  • Expansão europeia
  • A Expansão Européia
  • A Expansão Europeia
  • Expansão europeia
  • Expansão européia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!