Expansão do ensino do artesanato

Páginas: 14 (3278 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
ARTESANATO

Elisabeth Olinda Augusto Graviesz
Tamires Pereira Mochi de Menezes
Professora Orientadora: Cristiane Mazzini Medeiros
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Artes Visuais/Licenciatura (ART 0136) – Prática do Módulo II
22/10/2013


RESUMO

Este artigo objetiva revelar as maneiras pelas quais os saberes comunssão eternizados por gerações através do artesanato, bem como as formas de transmissão destes conhecimentos. Demonstrar as metodologias aplicadas tanto na execução, como na transmissão das técnicas e as variações e surgimento de novas tecnologias a partir da combinação das anteriores. Desvelar em tornar público os benefícios que o artesanato traz aos indivíduos e à comunidade de forma geral, bem comoseu valor agregado e gregário. Apresentar o artesanato como fonte propagadora da Cultura popular, imbuída de características singulares que influenciam na identidade tanto de um indivíduo como de uma etnia. Lançar um novo olhar sobre o artesanato como fonte inspiradora e reveladora de sentimentos que se imprimem em cada objeto criado. Salientar a importância do artesanato na educação difusa.Revelar as maneiras pelas quais a transmissão do artesanato tem tornado um mercado lucrativo.


Palavras-chave: Artesanato. Educação Difusa. Propagação.

INTRODUÇÃO
Revelar as variadas formas de ensino contidas na propagação do artesanato.
Evidenciar a influência e o impacto cultural de outros países sobre o artesanato brasileiro e a representatividade do artesanato indígena.
Exibir oartesanato como ferramenta lúdica de apoio pedagógico no ensino aprendizagem, como condição de socialização e como forma econômica crescente de grande lucratividade.



1 ARTE NA ESCOLA ATRAVÉS DO ARTESANATO

A arte na escola tem uma trajetória bem marcante. No início com muitas dificuldades até conseguir obter sucesso, levando consigo o artesanato de diversas formas para a sociedade.


É noinício da década de 1930 que temos as primeiras tentativas de escolas especializadas em arte para crianças e adolescentes, inaugurando o fenômeno da arte como atividade extracurricular. Em São Paulo, foi criada a Escola Brasileira de Arte dirigida por Theodoro Braga, onde crianças de 8 a 14 anos podiam gratuitamente estudar música, desenho e pintura. A orientação era vinculada à estilização daflora e fauna brasileiras. (BARBOSA, 1975, p1)


2 ARTESANATO NAS ESCOLAS – O PROFESSOR ENSINA
Na escola, o aprendizado recebido é de grande importância para a vida do aluno. É através dessa aprendizagem que vai construir seu futuro, poderá abrir sua mente para os acontecimentos sociais, políticos, econômicos, morais e religiosos. Portanto, cabe ao professor a difícil e valiosa missão de criarcondições para que isso aconteça, buscando o aperfeiçoamento contínuo e novos conhecimentos.
Na área de artes, o uso do artesanato tem se mostrado eficaz em auxiliar os educadores que de forma lúdica, proporcionam aos alunos o reforço na aprendizagem das disciplinas currículares, onde em momentos de recreação possibilitam o despertar da criatividade. Estes ensinamentos se mostram de grandeimportância, ultrapassando os limites escolares e favorecendo envolvimento e a preservação ambiental, através do artesanato com materiais reciclados, reforçando assim, valores morais que serão aplicados e difundidos durante toda a vida.


A educação deve basear-se na evolução natural das atividades da criança. O objetivo do ensino é sempre extrair mais do homem do que colocar mais e mais dentro dele. Acriança não deve ser iniciada em nenhum novo assunto enquanto não estiver madura para ele. O verdadeiro desenvolvimento advém de atividades espontâneas. Na educação inicial da criança o brinquedo é um processo essencial.
Inicia-se com o exercício da imaginação, do conhecimento dos contos, lendas e mitos, até gradativamente atingir-se o desenvolvimento do pensamento mais abstrato, teórico e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Um perfil sobre a expansão do ensino superior
  • OS MECANISMOS DE EXPANSÃO DO CAPITAL E A MERCANTILIZAÇÃO DO ENSINO PÚBLICO
  • ARTESANATO
  • Artesanato
  • Artesanato
  • Artesanato
  • artesanato
  • Artesanato

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!