Exp03 Imbil 2015

1583 palavras 7 páginas
EXP. 3 - LEVANTAMENTO DE CURVA CARACTERÍSTICA
COM CORREÇÃO DE ROTAÇÃO - BOMBA IMBIL
3.1 - Apresentação
Esta experiência será realizada na bancada dupla. Esta bancada pode operar com duas bombas centrífugas radiais, INI - BLOC – 32-125 da IMBIL. A construção é do tipo monobloco, ou seja, um flange especial liga a bomba diretamente ao motor elétrico, não existindo o acoplamento. A fixação normalmente é feita pela base do motor elétrico, mas no caso desta, também pela carcaça da bomba (Fig. 3.1).
Esta bomba também é construída no sistema BACK-PULL-OUT (Fig. 3.2), com desmontagem pela parte traseira, como a bomba utilizada na desmontagem, mesmo sendo do tipo monobloco.

Fig. 3.1
Esta bomba é comercializada com rotores de 108 mm (mínimo), até 139 mm
(máximo) de diâmetro. As bombas utilizadas na nossa bancada foram doadas pelo fabricante utilizando o rotor máximo, ou seja, 139 mm. Estão acopladas a motores de dois pólos, com 3500 rpm de rotação normal, com 6 CV de potência nominal. Na Fig. 3.3 uma das bombas já instalada no LAB.

Fig. 3.2
______________________________________________________________________________
Laboratório de Máquinas Hidráulicas – Bombas – FEI – Prof. Sérgio Lopes dos Santos

3.1

Fig. 3.3

3.1.1 – Mais informações sobre a bomba
A bomba INI – BLOC da IMBIL é indicada para os segmentos de abastecimento em geral, irrigação, instalações prediais, ar condicionado, serviços de refrigeração, indústrias em geral, saneamento, indústrias químicas e petroquímicas, refinarias. Papel e celulose, têxteis, alimentícias, usinas de açúcar e álcool e destilarias. A linha proporciona vazões até 700m3/h e cargas manométricas até 200 m, para fluidos com temperaturas até 350º C.
Observe na fig. 3.4 o gráfico utilizado pelo fabricante para mostrar as faixas de cargas manométricas e vazões atendidas por este tipo de bomba. Este gráfico recebe diversos nomes: diagrama de tijolos; campo de aplicação; diagrama de pré-seleção; gráfico para seleção, ou carta de aplicação,

Relacionados