Exp 02 G8 MRUV

1944 palavras 8 páginas
RELATÓRIO
MOVIMENTO RETILÍNEO UNIFORMEMENTE VARIADO

EQUIPE:
Vitor Almeida Favarim
Patricia Roncoletta
Gabriel Pedroso
Murilo Pitta
Luis Gustavo Campos Mariano

Turma A – 09 de abril de 2015

1. Introdução:
O surgimento de novas ciências experimentais tais como a física, a astronomia e as suas aplicações, a hidráulica e a balística, levou os estudiosos a resolverem novos problemas, problemas estes como a obtenção de resultados para o MRUV, que foi resolvido por Torricelli, que fez vários estudos, chegando a descobrir uma fórmula que pode calcular a velocidade final de um corpo, sem que se conhecesse o intervalo de tempo do movimento do mesmo [1].
O movimento retilíneo uniformemente variado conhecido por MRUV demonstra que a velocidade varia uniformemente em razão ao tempo [2]. Para que ele ocorra é necessário que a aceleração seja constante, e como consequência a velocidade varia uniformemente [3]. Assim sendo, o MRUV é aquele em que o móvel sofre variações de velocidades iguais em intervalos de tempos iguais.
O movimento pode ser tanto acelerado quanto retardado, para que seja acelerado o valor da velocidade se afastará de zero, ou seja, o módulo da velocidade aumentará, para que seja retardado o valor da velocidade de aproximará de zero, ou seja, o módulo da velocidade diminuirá [4].
A engenharia de controle e automação tem como objetivo automatizar processos e para que isso ocorra deve haver uma visão global no processo a ser automatizado, nos fenômenos internos e externos do processo, assim sendo muito importante a observação e o estudo do MRUV.

2. MATERIAIS E PROCEDIMENTOS:
2.1 MATERIAIS:
















01 conjunto básico do trilho de ar (trilho, fonte de ar, mangueira, cabos elétricos); 01 cronômetro digital multifunções com fonte DC 12V;
01 sensor fotoelétrico com suporte fixador (S2);
01 eletroímã com bornes com manipulo;
01fixador de eletroímã com manipulo;
01 chave liga-desliga;
01 Y de final de curso com roldana raiada;
01 suporte para

Relacionados