existência de psicológos na escolc

808 palavras 4 páginas
Introdução:
Tema: A existência de psicólogos na escola
Delimitação do tema:
Atuação do Psicólogo na Rede Pública de Educação

Delimitação:
A área de Psicologia Escolar e Educacional tem desenvolvido, uma importante discussão em relação à formação e atuação do psicólogo no campo educacional em busca de perspectivas que superem modelos antigos de conceber o fenômeno educacional. Estes novos rumos da psicologia escolar e educacional buscam formas de aproximação com a escola ou a instituição educacional, coerentes com determinadas concepções de homem e de mundo que considerem a escolarização como um bem universal, um direito de todos e que precisa ser efetivado com qualidade.
Mas o que fazem os psicólogos que atuam na área da educação, que concepções apresentam em relação à queixa escolar? Estas são algumas das perguntas que esta pesquisa pretende conhecer o trabalho de psicólogos que atuam em um dos estados brasileiros: Acre.
Problema:
Existe à necessidade de psicólogos na escola e quais suas contribuições práticas para o desenvolvimento da aprendizagem dos alunos.
Hipóteses:
Avaliar o convívio entre aluno e professor;
Diagnosticar os problemas existentes na escola;
Acompanhar os alunos com dificuldades escolares.
Objetivo geral:
Identificar e analisar concepções e práticas desenvolvidas pelos psicólogos da rede pública frente às queixas escolares, oriundas do sistema educacional, visando compreender em que medida apresenta elementos inovadores e pertinentes às discussões recentes na área de Psicologia Escolar e Educacional em busca de um ensino de qualidade para todos.

Objetivos específicos:
Contextualizar historicamente a inserção e atuação do profissional de psicologia na educação básica;
Identificar a importância das práticas realizadas pelos profissionais de psicologia no âmbito educacional.

Justificativa:
Foi abordado a pesquisa por se percebe a grande necessidade de um psicólogo no âmbito escolar ajudaria bastante no

Relacionados