EXISTE UMA MODERNIDADE BRASILEIRA? Reflexões em torno de um dilema sociológico brasileiro

Páginas: 5 (1215 palavras) Publicado: 22 de outubro de 2013
FICHAMENTO DO ARTIGO
1) Pretende-se refletir em torno do tema da “Modernidade no Brasil” a partir de uma consideração crítica de duas das principais abordagens do pensamento social brasileiro, a saber, a Sociologia da Dependência (cujas figuras nodais são Caio Prado Jr., Florestan Fernandes, Fernando Henrique Cardoso e Octávio Ianni) e a Sociologia da Herança Patriarcal-Patrimonial (cujoselementos mais influentes são Gilberto Freyre, Sérgio Buarque de Holanda, Raymundo Faoro e Roberto da Matta).
2) O padrão de sociabilidade moderno está estruturado em torno de três pilares fundamentais: Diferenciação / Complexificação Social; Secularização; Separação entre Público e Privado.
3) A fim de apontar caminhos para a superação de certas limitações embutidas em nossa Sociologia daDependência e em nossa Sociologia da Herança Patriarcal-Patrimonial, (...), que induzem empreendimentos interpretativos a, por um lado, negligenciar variações de sociabilidade experimentadas pelas próprias “Sociedades Modernas Centrais” e, por outro, a atribuir a imagem de incompletude, imperfeição ou ainda distorção à experiência brasileira moderna.

À SOMBRA DA INAUTENTICIDADE
Sob o rótulo de“sociologia brasileira da inautenticidade”, Souza (2000) procurou avaliar como o conjunto da produção intelectual de Freyre, Holanda, Faoro e Matta mostra-se incapaz de pensar o Brasil contemporâneo como um exemplo acabado de modernidade. Ao superenfatizar nossa pretensa herança luso-ibérica, esses autores teriam atribuído demasiada importância a traços de sociabilidade pré-modernos – mais especificamente,personalismo e patrimonialismo –, como se fossem eles ainda determinantes da suposta peculiaridade brasileira. Daí a sombra de inautenticidade projetada sobre a imagem que eles constroem do Brasil contemporâneo: uma vez em débito com a cultura e o padrão portugueses de sociabilidade, não seríamos plena e autenticamente modernos. Para Souza, tal linha interpretativa mostrou-se presa fácil depreconceitos do senso comum.
Apesar de, (...), não entender que a noção de “modernização seletiva” introduzida por Souza seja capaz de superar um aspecto nuclear das limitações interpretativas por ele mesmo sugeridas, a expressão “sociologia da inautenticidade”
3
parece apreender a reticência e, por que não dizer, extrema resistência dos principais nomes da produção sociológica nacional nosentido de atribuir o status de “modernidade plena” à sociedade brasileira contemporânea. Parece-me legítimo estender o predicado de “inautenticidade” aos diagnósticos elaborados por uma segunda abordagem ainda mais influente em certas instituições de pesquisa e ensino no Brasil nos últimos quarenta anos, cujos principais nomes são exatamente Prado Jr., Fernandes, Cardoso e Ianni, que chamo aqui de“sociologia brasileira da dependência”. (...), há também entre eles uma notável resistência em equiparar a sociedade brasileira contemporânea e as chamadas “sociedades modernas centrais”. Reproduzem, ainda que a partir de um ponto de vista bastante diferente, aquela mesma imagem de “desvio” projetada pelos sociólogos da herança patrimonial-patriarcal.

SEMI-, PERIFÉRICA, OU SINGULAR? PARA ALÉM DODILEMA SOCIOLÓGICO BRASILEIRO

Ora, quando consideradas do ponto de vista da episteme do discurso sociológico hegemônico da modernidade, as duas abordagens comumente tidas como diametralmente opostas chegam a um diagnóstico bastante similar, ainda que partam de perspectivas bastante diferentes: diferenciação social, racionalização da normatividade e separação entre o público e privado – os trêspilares da sociabilidade moderna, de acordo com esse discurso – não teriam se consolidado no Brasil tal e qual o fizeram nos chamados “países modernos centrais”. No interior desse terreno cognitivo, pois, nossa condição moderna não seria outra senão uma espécie de desvio em relação às ditas “sociedades centrais da modernidade”. Mantendo-se intocada a episteme daquele discurso sociológico...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha do Artigo DILEMAS DA PROMOÇÃO DA SAÚDE NO BRASIL Reflexões em torno da política nacional
  • Reflexões em torno psicologia juridica
  • modernidade brasileira
  • Existe um Pensamento Político Brasileiro ?
  • dilema racial brasileiro
  • Dilemas Do Estado Federal Brasileiro
  • Análise o dilema educacional brasileiro
  • Design brasileiro, ele existe?

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!