Existe afetividade entre capital e trabalho quando se fala em alicientes nas empresas privadas?

2924 palavras 12 páginas
Existe afetividade entre capital e trabalho quando se fala em alicientes nas empresas privadas?
(Trabalho apresentado a disciplina TGA II)

Felipe Xavier Penha Carraro

Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Universidade Federal de Juiz de Fora

2013

Trabalho apresentado à disciplina TGAII - Existe afetividade entre capital e trabalho quando se fala em alicientes nas empresas privadas?
Felipe Xavier Penha Carraro
Trabalho apresentado à disciplina TGA II
Afetividade-Alicientes
Comportamento Administrativo
Herbert Simon

Simon, em sua teoria sobre o equilíbrio da organização, busca respostas sobre(1979, p.115) porque motivo o indivíduo aquiesce em participar do grupo organizado e submete seus objetivos pessoais aos objetivos estabelecidos pela organização. Afinal, segundo ele, para que este grupo seja organizado, é necessário que suas decisões e seus comportamentos sejam influenciados pela organização.
Levando em conta o caráter abstrato, ou seja, altamente generalista, dado por Simon, ao seu conceito de organização, vale lembrar que este trabalho será restrito, como indicado em seu título, às empresas privadas com finalidades lucrativas obtidas através da relação entre capital e trabalho. Porém o termo organização foi utilizado em todo texto como forma de manter coerência com o texto de Simon. Afinal, a empresa privada (objeto deste estudo) é uma das formas englobadas em seu conceito de organização, e Simon lança mão desta expressão algumas vezes ao longo de seu texto como no trecho (1979, p. 115): O emprego numa empresa privada, por exemplo, ilustra bem este fato.
Em sua teoria, Simon alega (1979, p.115) que os indivíduos estão dispostos a participar de uma organização sempre que suas atividades dentro dela contribuam, direta ou indiretamente para seus próprios objetivos pessoais, a partir disto existiria uma relação de troca entre empregado, organização e consumidores, sem querer entrar no mérito, pelo menos
por

Relacionados