EXISTÊNCIA DO SISTEMA MÉTRICO

Páginas: 6 (1377 palavras) Publicado: 11 de agosto de 2013
Sistema Métrico Decimal
Desde a Antiguidade os povos foram criando suas unidades de medida. Cada um deles possuía suas próprias unidades-padrão. Com o desenvolvimento do comércio ficavam cada vez mais difíceis a troca de informações e as negociações com tantas medidas diferentes. Era necessário que se adotasse um padrão de medida único para cada grandeza, para que isso ocorresse, em 1971,reformadores franceses escolheram uma comissão de cinco matemáticos para que elaborassem um sistema padronizado. O resultado foi à determinação de que a unidade de medida de comprimento se chamaria metro, e que corresponderia à décima milionésima parte da distância do equador terrestre ao pólo norte, medida ao longo de um meridiano. A palavra metro vem do grego “métron” e significa  "o que mede". NoBrasil o metro foi adotado oficialmente em 1928. Porém a medida da distância do equador ao pólo norte não era nada prática. Então em 1875 uma comissão internacional de cientistas foi convidada pelo governo francês para que reconsiderassem a unidade do Sistema Métrico, dessa vez foi construída uma barra de liga de platina com irídio, contendo duas marcas, cuja distância define o comprimento do metro,para evitar a influência da temperatura, esta barra é mantida a zero grau centígrado, num museu na Suíça. No decorrer do tempo foram sendo propostas novas definições para o metro. A última, e que passou a vigorar em 1983, é baseada na velocidade com que a luz se propaga no vácuo. Resumidamente, pode-se dizer que um metro corresponde a fração 1/299.792,458 da distância percorrida pela luz, novácuo em um segundo. 

Múltiplos e Submúltiplos do Metro
Além da unidade fundamental de comprimento, o metro, existe ainda os seus múltiplos e submúltiplos, cujos nomes são formados com o uso dos prefixos: quilo, hecto, deca, deci, centi e mili.

Múltiplos
Unidade
Fundamental
Submúltiplos
quilômetro
hectômetro
decâmetro
metro
decímetro
centímetro
milímetro
km
hm
dam
m
dm
cm
mm1.000m
100m
10m
1m
0,1m
0,01m
0,001m

Os múltiplos do metro são utilizados para medir grandes distâncias, enquanto os submúltiplos, para pequenas distâncias.

Para medidas milimétricas, em que se exige precisão, utiliza-se:
mícron (µ) = 10-6 m
angströn (Å) = 10-10 m

Para distâncias astronômicas utilizamos o Ano-luz (distância percorrida pela luz em um ano): Ano-luz = 9,5 · 1012 kmUnidades derivadas do Metro
A partir do metro surgem outras unidades de medidas e essas medidas são de certa forma dependente da unidade de comprimento para ter seu valor exato. São elas:









Medidas e pesos Nacionais
Durante muitos séculos o mundo usou medidas imprecisas, como polegadas, pés, jardas, milhas, galão, etc., o que causava grandes erros de variações,por isso definiu-se as unidades de medidas nacionais e equivalências relacionadas às tais medidas imprecisas.


Grandeza
Unidade
Representação
Área
Metro quadrado
m2
Volume
Metro cúbico
m3
Velocidade
Metro por segundo
m.s-1
Aceleração
Metro por segundo ao quadrado
m.s-2
Massa específica
Quilograma por metro cúbico
kg.m-3
Luminância
Candela por metro quadrado
cd.m-2atividade radioativa
por segundo
s-1
frequência
hertz (Hz)
s-1
força
newton (N)
kg.m.s-2
pressão
pascal (Pa)
N.m-2
trabalho,energia
joule (J)
kg.m.s-2 = N.m
potência
watt (W)
kg.m.s-3 = J.s-1
carga elétrica
coulomb (C)
A.s
Tabela de unidades derivadas do SI adotado pelo Brasil.














Tabela de unidades de base brasileira.
Sistema Internacional de Unidades é osistema mais usado do mundo de medição, tanto no comércio todos os dias e na ciência, é u conjunto sistematizado e padronizado de definições para unidades de medida, que visa uniformizar e facilitar as medições e as relações internacionais. O sistema tem sido quase universalmente adotado, as três principais exceções são a Myanmar, a Libéria e os Estados Unidos. O Reino Unido adotou oficialmente...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • sistema métrico e sistema imperial
  • Sistema Metrico Decimal
  • chapas
  • Organização de Sistemas métricos
  • Sistema metrico primitivo
  • Paquimetro Sistema Métrico
  • sistema metrico decimal
  • sistema métrico de medidas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!