Exigências de lisina, com base no conceito de proteína ideal, para suínos machos castrados dos 96 aos 120kg, selecionados para eficiência de crescimento

635 palavras 3 páginas
Pontifícia Universidade Católica
Aluna: Wanessa Dos Reis Moraes Silva

Exigências de lisina, com base no conceito de proteína ideal, para suínos machos castrados dos 96 aos 120kg, selecionados para eficiência de crescimento
A lisina tem sido considerada o primeiro aminoácido limitante na dieta para suínos à base de milho e farelo de soja por ser exigida em maior quantidade para deposição de carne e em razão do destino metabólico para a deposição de tecido magro, as exigências podem variar conforme o genótipo, sexo e densidade populacional. O objetivo do trabalho foi avaliar o efeito de diferentes níveis de lisina da dieta sobre o desempenho e características de carcaça de suínos dos 96 aos 120kg e estabelecer as exigências de lisina de animais machos castrados, selecionados geneticamente para alta eficiência de crescimento.
O experimento foi realizado entre os meses de julho a outubro de 2002. Foram utilizados 50 suínos machos castrados, resultantes do cruzamento de duas linhas genéticas oriundas das raças Landrace e Large White, selecionados geneticamente para características reprodutivas e eficiência de crescimento, com peso inicial médio de 96,19± 1,49kg. As dietas, fornecidas à vontade, foram pesadas duas vezes por semana, enquanto que os animais o foram, individualmente, no início e ao final do período, quando foi determinado o ganho de peso diário (GPD), a conversão alimentar (CA), o consumo de ração diário (CRD) e o consumo de lisina diário (CLD). Ao término do experimento, quando atingiram, em média, 120,60± 3,31kg, os animais foram encaminhados ao frigorífico, onde foram abatidos após jejum de 10 horas.
Para a avaliação das características de carcaça, mediram-se as variáveis: rendimento de carcaça (RC), comprimento de carcaça pelo método americano (CCMA) e espessura de toucinho na 10ª costela (ET10ª). Para o comprimento de carcaça pelo método brasileiro (CCMB) e espessura de toucinho na última costela (ETUL).
As carcaças foram desossadas de acordo

Relacionados

  • tabela brasileira para aves e suínos
    40758 palavras | 164 páginas