Exercíos de física resolução colisões

3391 palavras 14 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS INSTITUTO DE FÍSICA E MATEMÁTICA Departamento de Física Disciplina: Física Básica I Lista de Exercícios - Colisões
Perguntas:1

3. Considere uma caixa que explode em dois pedaços enquanto se move com velocidade constante positiva ao longo de um eixo x. Se um dos pedaços, de massa m1 , possui uma velocidade positiva v1 , o outro pedaço, de massa m2 pode ter (a) uma velocidade positiva v2 (figura 3-a), (b) uma velocidade negativa v2 (figura 3-b) ou (c) velocidade zero (figura 3-c). Ordene esses três resultado possíveis para o segundo pedaço de acordo com o módulo de v1 correspondente, começando pelo maior.

1. A Figura 1 mostra uma vista superior de três partículas sobre as quais atuam forças externas. Os módulos e orientações das forças que agem sobre duas das partículas estão indicados. Quais são o módulo e orientação da força que age sobre a terceira partícula se o centro de massa do sistema de três partículas está (a) em repouso, (b) se movendo com velocidade constante para a direita e (c) acelerando para a direita?

Figura 3: Pergunta 3 Figura 1: Pergunta 1

2. A Figura 2 mostra uma vista superior de quatro partículas de massas iguais que deslizam sobre Problemas uma superfície sem atrito com velocidade constante. As orientações das velocidades estão in1. Um partícula de 2kg tem coordenadas xy dicadas; os módulos são iguais. Considere pares (−1, 2m, 0, 5m) e uma partícula de 4kg tem codessa partículas. Que pares formam um sistema ordenadas xy (0, 6m, −0, 75m). Ambas estão cujo centro de massa (a) está em repouso, (b) em um plano horizontal. Em que coordenada está em repouso na origem e (c) passa pela or(a)x e (b) y deve ser posicionada uma terceira giem? partícula de 3kg para que o centro de massa do sistema de três partículas tenha coordenada (−0, 5m, −0, 7m)?

2. A figura 4 mostra um sistema de três partículas de massas m1 = 3kg, m2 = 4kg e m3 = 8kg. As escalas do gráfico são definidas por xs = 2m e ys = 2m. Quais são (a)

Relacionados